Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Que as plantas deixam qualquer ambiente mais bonito e aconchegante nós já sabemos – e quem não sabia aprendeu durante o isolamento. Mas ter um jardim em casa, mesmo que em vasos e espaços pequenos pode ser revigorante.
Um jardim sensorial, segundo a engenheira agrônoma da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), Maria Cláudia Silva Garcia Blanco, é aquele que estimula todos – ou pelo menos alguns – dos nossos sentidos.
“É muito comum a realização, por exemplo, de jardins de ervas que priorizam os sentidos do olfato e do paladar, além de ser um jardim também funcional, uma vez que as plantas são colhidas e podem ser utilizadas na culinária como aromatizantes, corantes e temperos”, disse em entrevista à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Além do contato com a natureza, espaços com plantas estimulam visão, tato, olfato, paladar e até a audição.
Para experimentar do bem-estar promovido pela presença de plantas, não é necessário viver em uma casa grande ou fora dos grandes centros urbanos.
Um jardim sensorial pode ser feito em um pequeno quintal, vasos verticais em varandas de apartamentos e até mesmo em áreas públicas como praças – o que será lindo depois que pudermos voltar às ruas e aproveitar para trocar mudas e informações com os vizinhos.
Confira algumas dicas da especialista sobre as plantas que estimulam cada sentido:
“O principal em um jardim sensorial é a participação do visitante que tem que se permitir experimentar, percorrer, tocar, cheirar e se encantar com as maravilhas da natureza”, explica Maria Cláudia.
Como plantar em recipientes e vasos
Basta usar uma mistura de terra, composto orgânico/húmus ou torta de mamona nas seguintes proporções: terra :húmus = 1 : 1; ou terra :torta de mamona = 3 : 1; ou ainda terra : areia : húmus = 1 : 1 : 1, quando a terra for muito argilosa.
Para ajudar na drenagem da água, o ideal é colocar no fundo pedriscos, cacos ou argila expandida. Depois coloque a mistura de terra, plante a semente de acordo com a profundidade exigida pela espécie escolhida – quanto menor a semente, mais superficial deve ser a semeadura.
Para plantar mudas, retire do plástico ou recipiente com cuidado, abra um buraco na terra e depois cubra, pressionando suavemente para ajeitar a planta em sua nova morada.
Toda planta gosta de água. Algumas mais, outras menos, então uma regra básica é colocar o dedo 2cm para dentro da terra. Se estiver seca, regue. Adubar com composto orgânico ou torta de mamona a cada dois ou três meses ajuda no desenvolvimento das plantas.
É bacana escolher espécies medicinais para seu jardim, que podem ser usadas em preparações de chás e sucos, PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) nativas da sua região, ou mesmo ervas para usar no preparo de seus pratos:
Publicidade
Existem pessoas que nasceram para brilhar e não estamos falando só de artistas de Hollywood e de cantores que sobem...
Com apenas dois anos, Aldi Rizal ficou conhecido mundialmente por aparecer fumando. A história deu o que falar no...
Uma das maiores artistas da música brasileira em todos os tempos, Rita Lee não é só a pessoa mais cool da história...
O que você faria se seu filho pequeno fosse diagnosticado com um tumor grave, o médico anunciasse que ele só tinha...
Mesmo que você não a veja, ela está em todos os lugares: no momento de relaxar, na hora de comprar comida e até na...
Já faz tempo que a gente sabe que “coisa de menino” e “coisa de menina” são ideias ultrapassadas, né? Mas...
Na última terça-feira, policiais de Roma, na Itália, foram atender a um chamado de rotina, após vizinhos relatarem...
Um dos pensadores brasileiros mais importantes da atualidade, Silvio de Almeida é advogado, jurista, filósofo e a...
Depois das marcas abraçarem de vez os pelos corporais (finalmente!) e de alguém se dar conta de que faltava sangue...