Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Para romper com processos constantes de apagamento da trajetória e memória de pessoas negras o coletivo Macumba LAM, em parceria com a Reina Produções, lança o projeto ‘Odilon Lopez – 50’. Como o título já adianta, a iniciativa celebra a vida de um dos primeiros diretores negros de cinema do Brasil.
Dividido em várias frentes, o projeto audiovisual gaúcho vai capacitar novos talentos para a produção de um curta-metragem contando a história de Odilon. A primeira etapa de ‘Odilon Lopez – 50’ chega com um curso de curta-metragem documental.
– ‘O Caso do Homem Errado’: Demorou 34 anos para mulheres negras voltarem aos cinemas no Brasil
Gratuito, o conteúdo é direcionado aos jovens negros e negras das periferias do Rio Grande do Sul. Por causa da pandemia do novo coronavírus as aulas do Curso de Cinema Documental Odilon Lopez, que acontece entre os meses de fevereiro e abril, serão ministradas pela internet.
O cineasta negro Odilon Lopez é tema de curso no RS
O plano de aulas se multiplica em temas fundamentais para o combate ao racismo explícito e estrutural que segura o desenvolvimento social no Brasil. Os alunos terão noções de roteiro, produção, direção e edição de documentário – tudo o que é preciso para a realização de um bom filme. Tudo isso faz parte do que foi batizado pelos criadores de História Afrocentrada do Cinema.
“A possibilidade em proporcionar uma ação formativa com este contexto contribui com a democratização do audiovisual no Estado, amplia oportunidades para novos talentos e de narrativas com mais representatividade. Também promovemos assim o resgate e a preservação da história e cultura afro-brasileira em ambientes educativos, como prevê a Lei 10.639/03, por exemplo. Esta iniciativa é um marco para o Rio Grande do Sul”, ressalta Mariani Ferreira, uma das fundadoras do coletivo Macumba LAB.
Pensando na inclusão social, o curso sobre o cineasta negro Odilon Lopez disponibiliza 20 bolsas de estudos, com auxílio de R$ 600, além de prover o acesso à internet.
Se interessou? Gratuitas, as inscrições podem ser feitas por meio do site www.macumbalab.com.br até o dia 26 de janeiro ou com o esgotamento das 70 vagas.
Publicidade
Uma recente pesquisa feita pelo governo mexicano apontou que 65% das mulheres que vivem na Cidade do México já foram...
É chegada a hora de saber onde vamos fazer sucesso no fim de semana. Pega na minha mão que aqui tem toda uma...
Misturar diferentes técnicas na criação de obras de arte traz sempre resultados surpreendentes. Desta vez...
A artista e designer Pomme Chan cria incríveis tipografias e ilustrações com clara expressão...
Descoberta pela primeira vez em 1904, uma inscrição feita a lápis em uma das quatro versões da pintura "O Grito”,...
As autoridades ucranianas afirmaram nessa semana que o Museu de História Local de Ivankiv, na região de Kiev, na...
O samba é um gênero musical, um tipo de dança, um fenômeno cultural emblemático da cultura brasileira – mas é,...
Oferecer meios e incentivos para que a população permaneça em casa pelo período de quarentena, a fim de combater a...
Se a quarentena é desafiadora mesmo aos mais sedentários, você imagina como é ficar trancado dentro de um pequeno...