Sustentabilidade

Pessoas que raramente ficam doentes têm alguns segredos, dizem especialistas

Vitor Paiva - 05/01/2021 | Atualizada em - 06/01/2021

Quando pensamos em manter nosso corpo saudável, comumente lembramos da importância da prática de esportes, de uma alimentação baseada em legumes e menor quantidade de gordura ou açúcar, evitar o estresse e mais.

Os benefícios de uma vida saudável, porém, podem e devem ser conquistados, no entanto, em diversas outras práticas cotidianas – que, pouco a pouco, ajudam à manutenção dessa vida melhor e com mais saúde. Para isso, a Revista Viva Saúde conversou com 21 especialistas para levantar 10 segredos que podem ajudar a combater doenças e outros males que costumam nos derrubar.

A lista foi reunida pelo site Ciclo Vivo, e se baseou no livro “Blue Zones: lições de pessoas que viveram muito para quem quer viver mais”, best-seller do autor estadunidense Dan Buettner, e também na obra “Os segredos das pessoas que nunca ficam doentes”, da autora estadunidense Gene Stone – que pesquisou os hábitos dos cinco povos mais saudáveis do mundo. Trata-se de hábitos fáceis de serem transformados – mas que fazem toda diferença para nossa saúde e para o nosso futuro ser melhor e mais longevo.

Pessoas que raramente ficam doentes têm alguns segredos, dizem especialistas

Dez destes segredos podem ser lidos abaixo – e a seleção completa da Viva Saúde pode ser lida aqui.

– Beber água regularmente e em grande quantidade;

– Trocar o café pelo chá-verde;

– Cortar alimentação com gorduras trans e saturadas;

– Visitar o dentista regularmente;

– Estar próximo da natureza;

– Reduzir o consumo de carnes vermelhas;

– Garantir boas noites de sono;

– Separar tempo de qualidade para família e para brincar com crianças;

– Evitar sal, condimentos, pratos prontos, embutidos e enlatados na alimentação;

– Estudar e exercitar o cérebro constantemente

Publicidade

Foto: Getty Images


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.