Design

Plataforma celebra mulheres que revolucionaram o design do século XIX até hoje

por: Redação Hypeness

A história até aqui foi contada – e desenhada – em grande parte por homens, em muitos casos reduzindo ou mesmo apagando a participação feminina em seus melhores desenvolvimentos. É essa a história de todos os conhecimentos humanos, e não seria diferente com o design: a fim de corrigir tal injusta imprecisão uma parceria entre o Stewart Program for Modern Design e o museu canadense Montreal Museum of Fine Arts transformou em portal a iniciativa Designed By Women, com o fim de promover “maior visibilidade para as contribuições de um grupo diverso de mulheres designers de todo o mundo”.

Detalhes informativos sobre as designers Roseline Delisle e Sheila Bridges na plataforma

A plataforma atual é ainda referido como um “microsite” – uma prévia de uma plataforma ainda maior e mais completa, ainda em construção, a ser lançada em um futuro breve. A ideia da iniciativa é reconhecer, documentar, aprofundar, explorar, exibir e celebrar o trabalho de diversas criadoras que, desde 1900 até o presente, ajudaram a criar e aprimorar o design em todo o planeta. Uma exposição virtual será levantada, com foco especial no design do século atual, junto de um grande banco de dados e a produção de novos materiais, como entrevistas em vídeo com as designers e outros materiais de pesquisa.

Acima, a designer Lilly Reich; abaixo, uma de suas mais célebres criações

O “microsite” reúne uma linha do tempo mostrando, ponto a ponto, o desenvolvimento do design pelas mãos dessas grandes mulheres, com destaque para alguns dos grandes nomes dessa história. Estão presentes o trabalho, por exemplo, a tipografia pop de Paula Scher, o modernismo dos móveis desenhados por Lilly Reich, o trabalho visionário da arquiteta e designer Zaha Hadid, a mistura entre o natural, o biológico e o natural de Neri Oxman, e muito mais.

Acima, a designer e arquiteta Zaha Hadid; abaixo, mesa de sua criação

“O mundo do design industrial historicamente foi masculino, e o mundo dos objetos foi sempre dividido entre homens criadores e mulheres consumidoras”, denuncia a plataforma, que lembra, no entanto, que “mulheres são criadoras desde tempos imemoriais, desde a feitura de cestos e tecidos, até a cerâmica e joias”. A fim de reduzir a desigualdade e a diferença no reconhecimento entre gêneros no campo, a iniciativa Designed By Women (Projetado por mulheres, em tradução livre) busca celebrar o trabalho de “mulheres e mulheres de cor no seu esforço por aceitação e reconhecimento”, através de um time internacional de curadoras, que inclue nomes como Jeannine Falino, Pat Kirkham, Jennifer Laurent, e Penny Sparke.

Acima, a designer Paula Scher; abaixo, Neri Oxman

O microsite, suas maiores informações e os detalhes sobre algumas das maiores designers da história moderna pode ser acessado aqui.

Luminária desenhada por Greta Von Nessen em 1951

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

© fotos: Designed By Women/reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Este catálogo de salsichas soviéticas é um registro histórico e uma obra prima do design