Design

Quarto é pintado com a tinta mais preta do mundo que faz objetos e até mesmo as paredes ‘desaparecerem’

Redação Hypeness - 14/01/2021 | Atualizada em - 27/01/2021

O que acontece se alguém pintar um cômodo inteiro com a tinta mais preta do mundo e acender dentro de uma lâmpada ? Essa foi a pergunta que o engenheiro químico e   youtuber James J. Orgill buscou responder em um vídeo recente em seu canal, The Action Lab . Para realizar o experimento, James precisou “construir” um quarto falso na garagem de sua casa, e não utilizou somente uma tinta preta qualquer, mas sim um pigmento do chamado “ preto absoluto ”, tão escuro e capaz de reter de tal forma os raios de luz que é como se os objetos pintados por ele ficassem em 2D.

James diante do quarto que construiu para o experimento

Existem diversos tipos de tinta em preto absoluto, e nenhum vídeo, James utiliza a Musou Black , criada pela Koyo Orient Japan, uma empresa da indústria de equipamentos ópticos japonesa – capaz de reter 99,4% da luz e que, segundo ele, é a tinta mais preta entre todas as tintas pretas feitas até hoje.

Experimento feito por James com a tinta Musou Black em vídeo anterior do canal

Rapidamente, segundo James, tornou-se quase impossível enxergar alguma coisa dentro do quarto, apesar da luz – enquanto pintava ele se guiava pelo brilho da tinta ainda fresca, antes de secar.

Pintando as paredes: o início do experimento

“É como se estivesse olhando para um portal, ou algo assim”, ele disse quando abriu a porta pela primeira vez, depois da tinta secar. Segundo o engenheiro químico, o quarto provocava uma ilusão de ótica profunda, já que não era mais possível se ter qualquer noção de profundidade ou mesmo da posição das paredes, do teto ou do chão. “Parece que eu encolhi”, comentou.

Mas qual a resposta para a primeira pergunta do experimento? O que acontece quando se acende uma lâmpada dentro do quarto mais escuro do mundo? Quase nada: como as paredes conseguem reter praticamente toda a luz emitida, a lâmpada provoca somente um pequeno foco iluminado. “É como se eu fosse um planeta rodando no espaço ao redor do sol; não dá pra ver nada atrás de mim, e a luz está na minha cara, e se eu me afasto da luz não dá mais pra ver meu rosto”, disse. “Você só é iluminado diretamente pela fonte de luz, e não por nenhuma luz refletida”.

A lâmpada acesa dentro do local após a pintura

Com 2.79 milhões de inscritos, o Action Lab é um canal de youtube dedicado a “realizar experimentos excitantes e responder perguntas que você jamais obter em responder” – a maioria delas ligada ao uso de equipamentos ou fenômenos científicos.

O experimento do quarto escuro pode ser visto na íntegra em inglês no video below.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

© fotos: reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Adobe lança versão 3D do Creative Cloud Suite, incluindo ‘3D Photoshop’