Ciência

Raio atinge jovem que usava celular no banheiro: ‘Meu corpo paralisou’

Redação Hypeness - 15/01/2021

Lucas Monteiro Semolini, de 26 anos, vai poder contar aos seus netinhos que já foi atingido por um raio e sobreviveu. O morador de Várzea Paulista, cidade próxima à Sorocaba, no interior de São Paulo, estava carregando seu celular no banheiro quando foi surpreendido por uma descarga elétrica através da tomada.

– Menina de 4 anos morre atingida por raio em praia do Rio; não estava chovendo

Ele carregava seu celular na parede do banheiro quando foi atingido por um raio; especialistas recomendam manter-se em casa e sem fios conectados à tomadas durante tempestades de raio

Segundo a história contada à TV Tem, filiada à Rede Globo no interior de SP, Lucas tinha acabado de colocar seu celular para carregar no banheiro quando a descarga elétrica atingiu a rede de sua casa e ele acabou sendo atingido.

– As marcas deixadas em pessoas que foram atingidas por raios e sobreviveram

“Eu tinha acabado de colocar o celular para carregar, estava com ele na mão, quando senti o choque. Raio veio pelo carregador e me atingiu. Meu corpo paralisou. Foi muito rápido”, disse à televisão local. Ele foi prontamente socorrido por vizinhos e levado ao Hospital São Vicente, em Jundiaí, cidade próxima à Várzea Paulista.

“Graças a Deus não fiquei com nenhuma sequela e meus exames estão todos normais. Só ficar de repouso. A gente não acha que vai acontecer até quando acontece com a gente. Minha família não quer saber mais de carregar o celular”, completou.

– Homem capta o momento em que um raio atinge seu jardim e levanta debate sobre nossas vidas filmadas

Segundo especialistas, o recomendado é não mexer em nada conectado à fiação externa em caso de trovoadas. “Tudo que está conectado na tomada também é perigoso porque está conectado a um fio que está na rua e exposto aos raios. Um celular ou mesmo um laptop ligados no carregador da bateria são tão perigosos quanto um telefone fixo. A solução é simples: quando escutar o trovão, vá para dentro de casa. E claro, não tenha na mão nada que esteja ligado na tomada”, explica o metereologista John Jensenius, chefe de segurança Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, ao Accuweather.com.

Publicidade

Fotos: Destaque: © Getty Images Foto 1: Reprodução/TV Tem


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.