Ciência

Rinoceronte preservado por 20 mil anos é encontrado com 80% do corpo intacto na Sibéria

Redação Hypeness - 07/01/2021 | Atualizada em - 08/01/2021

Conhecida como permafrost (ou pergelissolo, em português), a camada de gelo profundo e (até então) permanente que recobre o solo do Ártico vem, por conta das mudanças climáticas, perdendo tal condição e derretendo cada vez mais. Para além das ameaças ao meio-ambiente que tal fenômeno representa, o derretimento da permafrost vem funcionando como uma máquina do tempo – um portal de acesso ao passado intacto e congelado sobre camadas e mais camadas de rocha, terra e, é claro gelo.

Depois de germinar uma flor de 32 mil anos e encontrar um cão intacto de 18 mil anos congelado, agora foi a vez de um rinoceronte de 20 mil anos ser descoberto, inteiro e praticamente perfeito, no degelo da camada, na região de Lacútia, na Rússia.

Com 80% de sua carcaça intacta – incluindo órgãos internos, tecidos, gorduras e dentes – os restos do animal identificado como um rinoceronte-lanudo foram localizados em um depósito de permafrost próximo ao rio Tirekhtyakh, em região que é parte da Sibéria.

“O jovem rinoceronte tinha entre três e quatro anos e vivia separado de sua mãe quando morreu, provavelmente por afogamento”, afirmou Valery Plotnikov, cientista da Acadêmia de Ciências Russa, em entrevista a jornal local. A descoberta aconteceu em agosto, mas só foi anunciada no final do ano passado por cientistas russos.

O animal foi encontrado coberto de lama e com os ossos da costela expostos, mas o nível de preservação impressiona, como costuma se dar com os restos encontrados na profunda camada de gelo da região: até os pelos do animal permanecem.

Para retirar o rinoceronte da beira do Tirekhtyakh e levá-lo a um laboratório para análises mais detalhadas, e o estabelecimento, por exemplo, do sexo e da idade precisa do rinoceronte-lanudo, os cientistas esperavam pela formação de estradas de gelo que facilitem o transporte até Yakutsk, capital da Lacútia.

© fotos: Valery Plotnikov

Publicidade

© fotos: Valery Plotnikov


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.