Ciência

Terra encerrou 2020 com rotação mais rápida desde 1960

por: Redação Hypeness

Apesar de 2020 ter corrido como uma eternidade lenta e dolorosa, o ano marcado pela pandemia do coronavírus foi o mais rápido desde 1960. De acordo com cientistas do laboratório de Física Nacional do Reino Unido, o planeta girou — em torno de seu próprio eixo — até 1,5 milissegundos mais rápido do que o habitual. 

Missões espaciais mais aguardadas do ano incluem pouso em Marte e asteroide duplo

A Terra está girando mais rápido agora do que em qualquer momento nos últimos 50 anos”, afirmou o pesquisador Peter Whibberley, ao “Telegraph”. Segundo os estudiosos, isso acontece por conta da intensa atividade dos oceanos, do núcleo da Terra e das variações atmosféricas. 

Ao longo do último ano, 28 dias transcorreram mais rapidamente do que o dia mais curto de que se tem registro. O recorde anterior pertencia a 5 de julho de 2005, que durou 1,0516 menos segundos do que o valor habitual de 86.400. A nova marca é 0,45 milissegundos menor do que sua antecessora. 

Nasa revela imagens do ‘Grand Canyon de Marte’ 10 vezes maior que o da Terra

Relógio

Não é impressão: o tempo está correndo mais rápido — e deve correr ainda mais.

Para 2021, a expectativa é de que o ano seja ainda menor, com dias durando cerca de 0,05 milissegundos a menos do que o valor total padrão, em média. Isso significa que, em dezembro, é possível que tenhamos vivido menos 19 milissegundos. 

Cientistas que atuam nessa área usam estrelas ficas para saber a velocidade de rotação da Terra. Eles calculam o momento exato em que esse corpo celeste passa por um ponto no céu e quanto tempo leva para que ele passe ali de novo. 

Peter Whibberley acredita que, se a tendência se confirmar, é possível que seja necessário contabilizar “um segundo bissexto negativo” se a taxa de rotação da Terra continuar nesta progressão. “Mas ainda é cedo para dizer se isso vai acontecer”, explica. 

Como seria o céu das grandes cidades sem poluição nem luzes?

 

Publicidade

Destaques: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cataratas do Niágara aparecem congeladas por frente fria em registros incríveis