Criatividade

Terraplanista passa vergonha ao pegar avião para provar teoria infundada

Vitor Paiva - 06/01/2021 | Atualizada em - 07/01/2021

Aqueles que acreditam que a Terra não é um globo, mas sim plana – os chamados “terraplanistas” – costumam criar verdadeiras engenhocas lógicas, argumentativas e pseudocientíficas para tentarem justificar o ponto de que estão convencidos, sem entenderem, porém, sequer como a ciência funciona.

O “líder” terraplanista Darryle Marble

A prova disso é o experimento realizado pelo terraplanista Darryle Marble, que ganhou notoriedade após levar um nível, instrumento para medir inclinações em planos e superfícies, a um avião, a fim de provar que a Terra não é redonda.

Para tal, além do nível, Marble também filmou um vídeo em Time-lapse com mais de 23 minutos de duração, e se valeu da “matemática” diante do fato de que a bolha no nível não se inclinou para comprovar sua teoria – segundo Marble, se a Terra é arredondada e o avião atravessa tal curvatura, então o nível deveria indicar o movimento.

“Eu gravei um vídeo em time-lapse de 23 minutos e 45 segundos que, segundo os cálculos, representam uma movimentação de 203 milhas pelo avião”, diz Marble, em vídeo.

E segue: “Segundo cálculos de curvatura que explicam o modelo do globo, isso deveria resultar em uma compensação de 5 milhas de curvatura – e, como vocês podem ver, não há compensação na curvatura [no nível]”. Acontece que, pra além da imensa diferença proporcional entre o tamanho de um avião e a gigante dimensão do planeta, e do fato do avião compensar a curvatura sempre – e a decolagem e o pouso o “experimento” não mostra – o nível se estabiliza sobre uma superfície, e não a atmosfera da Terra. Não é claro – como nunca é entre os terraplanistas – se Marble realmente acredita no que diz, ou se trata-se somente de gesto para chamar atenção ou eventualmente até mesmo ganhar dinheiro.

A matéria original foi publicada pelo site Bored Panda.

O cronômetro e o nível no avião

O fato, porém, é que a internet se diverte com a literal ignorância alheia, e o vídeo de Marble se tornou fonte de verdadeiras pérolas entre os comentários. “23 minutos e 45 segundos para provar que quem instalou essa mesinha no avião fez um excelente trabalho em mantê-la nivelada”, disse um dos comentaristas. “Eu não entendo: por que eles não alugam um avião e voam até a borda do planeta?”, disse outro, referindo-se à parte da teoria da Terra Plana. Por fim, um dos comentários resume o espírito de toda essa ladainha conspiratória: “Eu amo que os terraplanistas acham que estão usando ciência mas não sabem como a ciência funciona”.

‘A Terra é plana’, diz o vídeo

O vídeo na íntegra pode ser visto aqui.

Publicidade

© fotos: reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutor em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
A máscara de pão japonesa que além de comestível protege igual (ou mais) que as outras