Debate

Transplante de medula óssea pode ser comprometido com falta de medicamento essencial

por: Redação Hypeness

A falta de um medicamento fundamental para o transplante de medula óssea está preocupando médicos e pacientes brasileiros. O Bussulfano não será mais comercializado no Brasil pelo laboratório francês Pierre Fabre – o único responsável pela venda -, porque a fábrica encerrou suas atividades. A empresa era a única com credenciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia alertou para o prejuízo no tratamento, caso a distribuição seja interrompida. O laboratório francês afirmou que busca uma outra opção de fornecimento para o mercado brasileiro.

– A tocante amizade entre Drica Moraes e seu doador de medula: ‘a gente se fala todo dia’  

O viral que colocou o assunto em pauta 

O Bussulfano é necessário, na maioria dos casos, para uso antes da realização do transplante de medula óssea. O medicamento é essencial para que a operação seja concluída com sucesso, pois destrói as células doentes, preparando o organismo para receber as células saudáveis da medula do doador.

O assunto viralizou nas redes sociais logo no início de 2021, após um post da escritora Duda Ridel no Twitter, falando sobre a importância do medicamento. Ela deu um depoimento pessoal sobre a trajetória até o transplante bem-sucedido de medula óssea. 

– Sabrina Parlatore diz que ficou 2 anos sem menstruar em menopausa precoce por causa de câncer

“Se eu estou aqui hoje foi porque eu tomei essa medicação. Eu precisei dessa medicação e é desesperador você tem o doador, que é algo tão difícil de conseguir um doador compatível, aí você não tem a medicação? É como eu digo, eles estão tirando o direito à vida dos pacientes”, lamenta.

Transplante de medula óssea pode ser comprometido com falta de medicamento essencial

A Anvisa se manifestou dizendo que, por causa da importância do medicamento, estuda ações e medidas que possam favorecer o acesso a produtos similares. Já o Ministério da Saúde afirma que não foi notificado da decisão e declarou que o Instituto Nacional do Câncer, o Inca, tem estoques do medicamento para apenas mais três meses.

Em 2019, foram realizados no Brasil 3.805 transplantes de medula em adultos e 534 em crianças. Hoje, cerca de 5 mil pessoas esperam por esse tipo de transplante.

– Após diagnóstico de câncer de mama, pai de Beyoncé dá recado aos homens

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Abusada aos 20 anos, ela teve parada respiratória ao descrever estuprador