Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O chamado “travesseiro da NASA” supostamente leva para sua cama e seu sono a qualidade e a inovação da Agência Espacial dos Estados Unidos – utilizando tecnologia de ponta e ainda o ex astronauta brasileiro e atual ministro Marcos Pontes como garoto-propaganda para garantir uma noite bem dormida. Mas o quanto tudo isso é verdade? Qual é a história desses travesseiros , e o que de fato da NASA tem a ver com isso? Uma reportagem da Revista Galileu respostas algumas respostas para essas interrogações – e, entre inverdades aproximadas e verdades indiretas, a história é astronômica.
A espuma viscoelástica dos travesseiros da NASA © CC
A iniciar pelo acrônimo que necessita que a invenção do produto veio dos cientistas estadunidenses: a NASA dos travesseiros vendidos no Brasil não vem de “Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço”, que batiza a agência dos EUA, mas sim de “Nobre e Autêntico Suporte Anatômico ”- num truque publicitário tão barato quanto evidentemente eficaz. Vale, assim, reiterar o óbvio: não é NASA quem fabrica esses travesseiros, especialmente se considerarmos que nos ambientes de micro gravidade que os astronautas enfrentam – nas viagens ou na Estação Espacial Internacional – os travesseiros são inúteis, ea falta de gravidade torna todos esses “Suportes anatômicos” desnecessários.
Mas nem tudo, no entanto, é enganoso nessa propaganda: o material utilizado para a fabricação dos travesseiros de fato foi inventado pela NASA no final dos anos 1960 – quando os engenheiros Charles Yost e Charles Kubokawa foram incumbidos da tarefa de desenvolver uma espuma que teve alta dissipação de energia, e que amortece ainda mais impactos, para ser usada nos assentos das naves para amenizar o impacto no caso de uma colisão. Assim nasceu a espuma viscoelástica, feita de poliuretano, capaz de se moldar ao corpo e de absorver 340% mais energia do que as espumas de então.
Em 1976 o material foi disponibilizado para o mercado, quando uma patente da espuma viscoelástica se tornou pública, e assim os produtos utilizando o material apresentado a surgir – o Dallas Cowboys, time de futebol americano do estado do Texas, chegou a utilizar-la em seus capacetes, e rapidamente no Brasil formar a surgir colchões e travesseiros feitos do material. Os “travesseiros da NASA” como conhecemos hjoje, no entanto, surgiram já em descrição dos anos 2000, feitos pela empresa catarinense Marcbrayn – que, depois que Marcos Pontes se tornou o primeiro brasileiro a viajar ao espaço, encontrou seu garoto-progaganda ideal.
Pontes trabalhando na Estação Espacial Internacional © CC
Segundo Claudio Marcolino, dono da Marcbrayn, foi a associação de seu produto com o ex astronauta que garantiu o sucesso dos travesseiros. Segundo contou à reportagem da Galileu, o faturamento se multiplicou em cinco vezes depois da contratação – em parceria que segue até hoje, com Pontes trabalhando como Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do governo Jair Bolsonaro.
Pontes estampando a embalagem do travesseiro da “NASA” © reprodução
E os travesseiros seguem um sucesso – apesar da NASA de fato ter pouco ou quase nada a ver com isso. Se quiser comprar o travesseiro de espuma viscoelástica, é só clicar aqui .
Publicidade
Este é um daqueles projetos que a gente torce para que vire moda no mundo inteiro. Imagine um centro gastronômico...
Não, a TV não falará com você (Ainda bem), mas a ES8000 vai te entender através de comandos de voz e de gestos,...
O evento de criatividade e tecnologia Pixel Show chega a sétima edição, nos dias 15 e 16 de outubro de 2011, com...
A Eco-Perch é uma casa na árvore de luxo construída a partir de materiais naturais, 48m quadrados e pode ser...
Já reparou como o mercado de trabalho está mudando nos últimos tempos? Parece que a cada dia surge uma nova...
As bicicletas estão dominando o mundo e a cada hora surge uma novidade interessante no mercado, que incentiva ainda...
Com base no número de designers que receberam o A 'Design Award, um dos maiores e mais prestigiados concursos de...
Que tal um carro híbrido com 767 hp? Ele é o novo Porsche para corrida, revelado no inicio de 2011, possuí 563 hp do...
A elegância, o estilo, a eficiência e a precisão fazem do Japão um país referencia em quase tudo que envolve...