Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Após reunião com o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (14), prefeitos de diversas cidades do país afirmaram que, de acordo com o ministro Eduardo Pazuello, a vacinação contra a covid-19 começará em todo o território nacional na quarta-feira (20).
A a concretização da data depende da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar o uso emergencial das vacinas Coronovac e Astrazeneca. A decisão da agência reguladora sai no domingo (17), em reunião que será transmita ao vivo pela internet. Mas, no melhor dos cenários, o Ministério da Saúde irá iniciar a vacinação contra o novo coronavírus no Brasil ainda neste mês.
As datas programadas para o aguardado começo da imunização em massa, de acordo com o Ministério da Saúde, são entre 20 de janeiro e o início do mês de março. Para se preparar para este grande momento, elencamos os documentos que irão garantir a vacinação e evitar qualquer problema no dia D, na hora H.
Antes de mais nada, o Ministério da Saúde informa que, a rigor, nenhum brasileiro deixará de receber a vacina contra a covid-19, mesmo que não apresentem qualquer documento na hora de receber a dose. No entanto, para que a pasta possa controlar a aplicação dos imunizantes, é necessário apresentar ou o número do CPF ou da Carteira Nacional de Saúde (CNS).
– Argentina começou vacinação; Brasil apresenta 3 datas sem agenda fixa
Brasil deve iniciar vacinação contra covid-19 no dia 20 de janeiro
Vamos lá, para se vacinar é bom levar RG ou CPF. Caso não tenha, serve a certidão de nascimento ou casamento. Ainda é possível apresentar o número do PIS/PASEP. Em algumas cidades, também será necessário portar algum comprovante de residência.
O Cartão Nacional de Saúde (CNS), conhecido popularmente como cartão do SUS, não será exigido para a vacinação, informa o Ministério da Saúde. Os que não tiverem o registro serão cadastrados na hora, mas para isso é preciso saber o número do CPF, que deve ser apresentado no posto de saúde. Para emitir um Cartão SUS, basta ir (com toda segurança do mundo) até a unidade de saúde mais próxima de você ou à secretaria de saúde municipal. Ele fica pronto na hora.
Segundo o Plano de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, divulgado pelo Ministério da Saúde, todos os dados de todos os brasileiros e brasileiras vacinados serão inseridos no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).
A plataforma vai registrar informações como o local onde cada um foi imunizado, o número de CPF ou do Cartão SUS, a data de nascimento e da vacinação, nome da vacina e do fabricante, assim como tipo de dose, número de lote e validade do imunizante.
Publicidade
Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets...
O depoimento do ex-ministro da saúde Eduardo Pazuello na CPI da Covid teve de ser interrompido na última quarta-feira...
Algumas pesquisas já associavam a desigualdade econômica à depressão, mas nada havia sido descoberto até...
O célebre escritor Ernest Hemingway era tão apaixonado por gatos, que tinha 20 em sua casa. Taylor Swift, Kate Perry...
Desde 1677, quando a existência dos espermatozoides foi descoberta e vista pela primeira vez através de um...
Após uma recomendação da European Biosafety Network (EBSN), rede de cientistas especialistas em biosegurança da...
Crianças com complicações no parto são estatisticamente mais propensas a desenvolver distúrbios cognitivos e...
Para alguns é uma fantasia pedagógica e estimulante, para outros uma mentira que estimula o consumo e o pior...
No ano passado, todas as atenções do planeta se voltaram para um misterioso visitante: o cometa interestelar...