Debate

Vereador membro de bancada negra se nega a cantar hino do RS e expõe trecho racista

Redação Hypeness - 05/01/2021 | Atualizada em - 08/01/2021

O vereador Matheus Gomes (PSOL-RS), recém empossado para o parlamento da cidade de Porto Alegre, está usando o espaço conquistado para protestar contra o hino do Rio Grande do Sul que, segundo o político, contém um trecho racista.

– Joinville elege 1ª vereadora negra que rapidamente se torna alvo de racismo e ameaças de morte

Vereador e historiador se rejeita a cantar hino com trecho racista

Na sessão solene de posse dos novos representantes da capital gaúcha, ele e mais quatro parlamentares se recusaram a cantar a canção. Os vereadores de PSOL, PT e PCdoB, membros da bancada negra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, se mantiveram em silêncio. O verso racista do hino é o seguinte: “povo que não tem virtude acaba por ser escravo”.

– Jornalista da CNN chora e cita racismo no RS em papo com Toni Garrido sobre preconceito

Matheus é historiador e reforça que o verso, criado no contexto da Guerra dos Farrapos -revolta pela independência gaúcha -, é uma síntese da sociedade escravagista do Rio Grande do Sul. O parlamentar relembra que Bento Gonçalves, chefe do movimento separatista riograndense, prometeu a liberdade para os escravizados e nunca a cumpriu.

Matheus Gomes ainda reforçou que “não tem obrigação nenhuma” de cantar o hino. E em uma thread mais longa, explicou como a canção-símbolo do delírio separatista gaúcho tem racismo em sua letra.

– Virada na Geórgia: com Stacey Abrams, provável derrota de Trump veio pela força do punho negro

Publicidade

Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Porto Alegre


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Paulo Guedes diz que classe média come demais e recebe resposta à altura de Bela Gil