Sustentabilidade

Vídeo mostra onça atacando jaguatirica em disputa por água por conta das mudanças climáticas

Vitor Paiva - 08/01/2021

Como efeito direto das mudanças climáticas sobre a vida selvagem, um registro raro capturado em uma floresta tropical da Guatemala em março de 2019, e revelou uma onça-pintada atacando uma jaguatirica. O enfrentamento seria fruto da disputa entre os predadores por água, em um período e local que sofreu com a seca como parte dos muitos impactos da ação humana sobre a natureza.

Vídeo mostra onça atacando jaguatirica

Filmada em uma área isolada da Reserva da Biosfera Maia e publicado no período científico Biotropica no último dia 28 de dezembro por especialistas da Universidade do Estado de Washington e da Wildlife Conservation Society, a cena foi capturada através de diversas câmeras instaladas em 42 reservatórios de água instalados na região. O aspecto incomum da cena está no fato de se tratar de um ataque entre predadores, o que confirma que o embate provavelmente se deu como disputa não só territorial ou alimentar, mas sim hídrica.

Em nota, o professor da universidade e coautor do artigo, Daniel Thorton, explicou que as mudanças climáticas tornam mais severos os períodos de seca, agravando com isso a disputa pelas poucas fontes de águas entre os animais – mesmo aqueles que em princípio evitariam o confronto direto. “Embora essas interações de predador-em-predador sejam raras, em certas situações podem ser mais prevalentes, e uma delas seria a competição por recursos hídricos”, afirma.

“Infelizmente, a mudança no clima e as secas associadas são previstas para piorar, o que significa tempos difíceis para a vida selvagem que depende de poças de água para sobreviver”, afirma Rony García-Anleu, co-autor da pesquisa.

Publicidade

Fotos: Divulgação/Washington State University


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.