Arte

‘Vila Sésamo’ cria personagens islâmicos e refugiados em sopro de diversidade

Vitor Paiva - 06/01/2021 | Atualizada em - 07/01/2021

Criado por Jim Henson e sendo exibido pela televisão estadunidense desde 1969, o Sesame Street (que no Brasil foi exibido com o nome Vila Sésamo) é o programa infantil com maior duração da história – e foi dele que surgiram os amados bonecos animados dos Muppets.

Com 189 Emmys conquistados ao longo de sua história como a série de TV mais premiada da história, trata-se, portanto, de uma verdadeira instituição cultural dos EUA: assim, o que acontece na Sesame Street importa simbolicamente. Por isso a chegada dos dois novos personagens na série infantil vem sendo tão comemorada: Noor e Aziz são dois bonecos representando irmãos muçulmanos que vivem em um campo de refugiados.

Gêmeos com seis anos de idade, os personagens vêm da comunidade Rohingya, grupo étnico islâmico oriundo de países como Bangladesh, Arábia Saudita, Mianmar e Paquistão. A introdução dos novos membros é parte de um programa humanitário da Sesame Street intitulado Play to Learn, que busca educar sobre comunidades afetadas pela crise dos refugiados, como é o caso dos Rohingyas e dos sírios.

Segundo Sherrie Westin, presidente do departamento de Impacto Social do Sesame Street, os novos personagens surgem para justamente sublinhar a importância da educação infantil no momento da crise dos refugiados e na atual pandemia.

“São dois bonecos Muppets Sesame muito especiais – para a maioria das crianças Rohingya, Noor e Aziz serão os primeiros personagens na mídia que se parecem e soam como eles”, diz Westin.

Segundo comunicado oficial, os personagens serão parte de uma série ao lado do popular personagem Elmo, ensinando sobre educação emocional-social, matemática e ciência, e será exibida principalmente para comunidades em Bangladesh, e será falada na língua Rohingya, “baseada na rica cultura Rohingya”. Segundo a ONU, 40% dos refugiados da comunidade em Bangladesh são crianças com menos de 12 anos.

Criança refugiada em Bangladesh brincando com um dos Muppets

Publicidade

© fotos: Sesame Street/divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é mestre e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publica artigos, ensaios e reportagens, é autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Gustavo Scarpa, do Palmeiras, faz sucesso com críticas de clássicos da literatura