Mais do que ser inspiração para um dos mais famosos heróis dos quadrinhos, o wolverine – animal conhecido no Brasil como carcaju ou glutão – tornou-se também símbolo de uma rara boa notícia ambiental: depois de muitos anos desaparecido das paisagens do Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, um vídeo postado no Facebook revelou um exemplar da espécie correndo por uma floresta coberta de neve. A cena foi capturada no último dia 4 de dezembro, e é a primeira vez que um wolverine é registrado no local desde que o equipamento de filmagem foi instalado, em 2014, com a finalidade de monitorar a população de felinos como o puma.

Um glutão, também conhecido como wolverine, sobre uma árvore nos EUA © Wikimedia Commons
O mamífero carnívoro e pertencente à família das doninhas vive costumeiramente nas regiões mais frias do hemisfério norte, como a Sibéria, o Alasca, o Canadá e os países escandinavos, e suas aparições costumam ser naturalmente raras – mas a caça comercial reduziu, a partir dos anos 1930, consideravelmente a população de Glutões.

Reprodução do vídeo mostrando o animal em Yellowstone © Facebook
Antes da instalação das câmeras no Parque Nacional de Yellowstone, entre 2006 e 2009 somente sete aparições do wolverine foram documentadas – e recentemente as mudanças climáticas vêm agravando ainda mais o quadro ameaçador para a espécie.

O perfil do wolverine em um parque no Alasca, nos EUA © Getty Images
“No mês passado, os biólogos do parque ficaram animados ao descobrirem que um dos mamíferos mais raros de Yellowstone acionou uma câmera remota de trilha”, diz a legenda do post que compartilhou o vídeo no Facebook. A passagem do glutão foi registrada na região de Mammoth Hot Springs, trecho do parque localizado no estado do Wyomming.
O Parque Nacional de Yellowstone atravessa partes desse e também de outros estados, como Montana e Idaho, para formar o primeiro parque nacional dos EUA e um dos primeiros do mundo. Inaugurado em 1872, o parque cobre uma área de quase 9 mil quilômetros quadrados.

Um glutão na neve, no Canadá © Getty Images