Arte

Agenda Hype em casa: Amigos da Onça, Ilú Obá de Min e Cordão do Boitatá neste Carnaval virtual

por: Gabriela Rassy

Quase 1 ano de quarentena e chegamos ao primeiro Carnaval em meio à pandemia. Os blocos não devem sair às ruas, como a gente ama, mas rolam apresentações online para dar aquele abraço no coração carnavalesco.

Destaque para a programação do Teatro Riachuelo com Amigos da Onça e Cordão do Boitatá, além do Festival Tô Me Guardando, com 300 blocos, entre Ilú Obá de Min, Arrianu Suassunga, Desculpa Qualquer Coisa e Pilantragi; além do Baile Virtual com Preta Gil, Péricles e Bell Marques.

Vem na minha!

#live

Festival Tô Me Guardando
De 12 a 28 de fevereiro
Grátis
Projeto da Secretaria Municipal de Cultura vai apoiar grupos carnavalescos da cidade durante o mês de Carnaval, em uma programação de apresentações e vivências artísticas virtuais. O Festival, cujo nome faz alusão à música “Quando o Carnaval Chegar”, de Chico Buarque, tem transmissão gratuita pelas redes sociais. Ao todo são 300 atividades, entre blocos e encontros online de vivências relacionadas ao Carnaval. Entre os blocos selecionados estão Ilú Obá de Min, Arrianu Suassunga, Besta é Tu, João Capota na Alves, Bloco de Pífanos, Risca Fada, Eu acho é Coco, Vacas Profanas, Bunytos de Corpo, Cordão Carnavalesco do Prato do Dia, Desculpa Qualquer Coisa, Pilantragi, Santo Forte, Unidos do Grande Mel e Ursal, o Bloco.

Baile Virtual | YouTube, Canais 500 e LIKE da Claro TV, rádio Mix Rio e Rádio SulAmérica Paradiso FM e pela nova plataforma streaming SulAmérica Paradiso
12 de fevereiro, sexta-feira, a partir de 18h
Grátis
Preta Gil, Péricles, Bell Marques e Jota Quest estão nesta programação de três horas que mescla repertórios de diferentes estilos em apresentações transmitidas de diversas regiões do país. No alto do Morro da Urca, no Bondinho Pão de Açúcar, cartão postal de uma das principais capitais da folia no país, o Rio de Janeiro, Preta Gil volta a cantar seu repertório de carnaval e também se prepara para apresentar a festa como mestre de cerimônia. Uma das mais tradicionais representantes do carnaval brasileiro, Preta entende do assunto – ela está há 12 anos à frente de um dos maiores blocos do Brasil, que todos os anos arrasta multidões nos circuitos de blocos do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, e que já visitou também diversas outras cidades do país.

Preta Gil

Glixaria Tá On | @glixaria 
1 a 20 de fevereiro
Grátis
A versão on-line da festa criada em 2017 pelo Bloco Glixaria, que desde 2018 integra o calendário oficial de Carnaval da Prefeitura de São Paulo, chegando a reunir mais de 30 mil foliões durante os dias de folia. A festa de rua neste ano foi adaptada para o formato on-line em razão das medidas de segurança e prevenção da COVID-19. Com lives de entrevista e discotecagem, playlist exclusiva na plataforma Spotify, registros das edições passadas e uma série de vídeos especial para o IGTV, o evento promete atrair os foliões como nos anos anteriores, promovendo uma imersão no universo da cultura carnavalesca, instrumentos e blocos, com muito “Glitter/Lixo-Luxo/Bixaria”.

Amigos da Onça e seus 10 carnavais: Folia, volto já! | YouTube do Bloco
Sexta, 21h
Grátis
Quem ama Carnaval está com saudade dos blocos e não vê a hora de ir pra rua dançar hits como “Hoje tu não vai jantar!” e “Bota a purpurina no suvaco e finge que é dove, roll on!”. Mas, enquanto ainda não temos vacina, os blocos se organizam para levar a folia para dentro da casa dos foliões. O Amigos da Onça, que completa 10 anos em 2021, vai transportar a alegria escalafobética para a Live que acontece diretamente do Teatro Riachuelo, abrindo o ‘Carnaval Online Riachuelo’.

Cordão do Boitatá – 25 anos | YouTube do Teatro Riachuelo Rio
Domingo, às 15h
Grátis
O clássico Cordão do Boitatá ocupa o Teatro Riachuelo com uma live no domingo de carnaval, sem público presencial, respeitando todas as precauções sanitárias. Na abertura, uma apresentação gravada celebrando os 25 anos de cortejo de sua orquestra de rua, e na segunda parte um show com 1h30 de duração com sua orquestra de palco e alguns convidados celebrando os 15 anos do Baile Multicultural do Cordão do Boitatá. No repertório, além das tradicionais marchinhas, toda a beleza e variedade musical do carnaval brasileiro, retratada através da música de grandes mestres e de composições contemporâneas. Chico Buarque, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Dominguinhos, Dona Ivone Lara, Arlindo Cruz, Hermeto Pascoal, Capiba, Pixinguinha, Tom Jobim, sambas consagrados de Escolas de Samba, além de alguns autores internacionais, como Fela Kuti, estão presentes nessa grande festa.

MyrKo Yamanouth | Instagram Alvenaria.art
Quarta, 10 de fevereiro, às 20h
Grátis
Myrko Yamanouth é guitarrista e violonista, integrante do EletricDum, duo que faz uma paisagem sonora misturando beats eletrônicos e cordas eletroacústicas dentro da linguagem musical latinoamazônica. Inspirado nas grandes obras dos mestres da guitarrada e carimbó, o projeto traz elementos rítmicos e melódicos típicos da Amazônia e novas texturas da música contemporânea.

#lançamento

Mayra Andrade – COLORS STUDIOS
O programa que apresenta cantores em fundo colorido, sempre em uma produção belíssima e áudio impecável. O visual plástico foi deixado de lado nesta nova série, gravada durante a quarentena, mas ainda com qualidade perfeita. Neste episódio, Mayra Andrade fala sobre sua vivência durante o isolamento, além de apresentar 3 faixas em seu quintal na cidade de Accra, em Gana.

Lamparina – Conversa Fiada
A banda mineira composta por Mariana Miglio, Cotô Delamarque, Hugo Zschaber, Thiago Groove, Bino Carvalho, Calvin Delamarque e Stênio Galgani, lança clipe da deliciosa faixa que questiona as conversas fiadas e as inconstâncias afetivas.

Kamau | Nada… de Novo
O vídeo mostra Kamau em lugares conhecidos em trabalhos anteriores como, por exemplo, o Viaduto Okuhara Koei (região da Av. Paulista) onde gravou trechos do clipe do single Só (Remix), mas também visitou novos locais como o beco do Aprendiz e do Batman, na Vila Madalena, para prestar homenagem a Wellington Benfati, o Nego Vila. Dirigido por Mista Luba e pelo próprio Kamau, o clipe é retratado em imagens em preto e branco que criam uma linguagem atemporal, seguindo o ritmo das batidas.

Lagun | Musa do Inverno
O lançamento faz um resgate à estética sonora dos anos 2000, somada aos elementos que são características da banda mineira, como a performance enérgica e o bom humor, além de trazer um instrumental vivo com cordas e uma bateria bem marcada. Inspirado em desenhos de resolver mistérios, o videoclipe da faixa conta com a participação especial de Felipe Dylon, outro símbolo dos anos 2000 e responsável pelo hit “Musa do Verão”.

Pedro Alex | Neoul
Nerd de estúdio, Pedro Alex é multi-instrumentista: toca baixo, piano, bateria, guitarra e violão. Em “Neoul”, ele tocou todos os instrumentos, produziu, compôs a letra e gravou. Ou seja, o single reflete o envolvimento do artista em todas as partes da produção de uma música. A faixa é o terceiro single do disco que Pedro Alex lança em março de 2021. A faixa precede “Vem Ficar”, com clipe que evoca a liberdade em meio à natureza do cerrado brasileiro.

#cinema

Malcom & Marie
O drama escrito e dirigido por Sam Levinson, filmado em película, chegou chegando no streaming brasileiro. É estrelado e produzido por John David Washington e Zendaya, que dão vida aos personagens centrais da trama. Malcolm & Marie teve um lançamento limitado nos cinemas em 29 de janeiro de 2021, antes de ser lançado pela Netflix. Com uma trilha potente e atuação sem defeitos – ainda que com o peso das cenas mais tensas, o longa deve render bons prêmios neste ano.

Mostra Elas – Ações Formativas
Inscrições até 13/02 pelo site oficial
As ações afirmativas da mostra são 13 oficinas on-line de Direção de Produção, com Daiane Rosário, Produção Executiva com, Isolda Libório, Direção de Documentário, com Maria Carol, Roteiro para Documentário, com Tenille Bezerra e Direção de Filme de Ficção, com Viviane Ferreira. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

#literatura

20 em 2020, Os artistas da próxima década: América Latina
Para dar conta de responder a complexa questão acerca de quem são os artistas que irão definir o horizonte artístico e cultural nesta década que se inicia, a dupla Fernando Ticoulat e João Paulo Siqueira Lopes, fundadores da Art Consulting Tool, imergiu em uma ampla pesquisa curatorial cujo resultado pode ser visto pelo público neste livro inédito. Com análises de 14 críticos e curadores de diversas nacionalidades e pesquisas, entre os quais o cubano Gerardo Mosquera – que assina o texto introdutório do livro -, as brasileiras Diane Lima, Júlia Rebouças e Kiki Mazzucchelli, o mexicano José Esparza Chong Cuy e o peruano Miguel A. López, o livro destaca a obra de 20 artistas latino-americanos e, mais além, de artistas que se relacionam com o continente por meio de suas pesquisas. São nomes como os colombianos Iván Argote e Gala Porras-Kim, o venezuelano Sheroanawe Hakihiiwe, os brasileiros Adriano Amaral, Dalton Paula, Jota Mombaça e Yuli Yamagata, as mexicanas Frieda Toranzo Jaeger, Pia Camil e Tania Pérez Córdova, a francesa Tabita Rezaire, os argentinos Ad Minoliti e Gabriel Chaile, a kuwaitiana Alia Farid, entre outros.

Disponível na Martins Fontes e na Amazon

#oficina

Poema na Garganta – quando a poesia vira canção
11 de fevereiro, 19h
Inscrições aqui
O projeto, de iniciativa do cantor e compositor, Jonathan Silva, abre temporada de atividades virtuais gratuitas. A programação traz uma oficina-prosa de composição musical e, às 20h15, uma performance literomusical ao vivo nas redes sociais do espaço parceiro. A recepção ficará por conta da Casa Teatro de Utopias, mas o projeto se estende até abril, passando por outros espaços. A oficina-prosa de criação e composição musical instiga o diálogo sobre os desafios de transformar poesias em músicas e revelar como o compositor se aproxima do poema para convertê-lo em canção. O bate-papo funciona da seguinte forma: alguns poemas serão apresentados em seu estado de palavra escrita e o Jonathan vai abordar o contexto de cada um e como se deu o processo de transformação da poesia para a música. Em um segundo momento, os participantes serão convidados a escolher e ler um poema, e, na sequência, o compositor junto do violonista, Marcos Coin, apresentarão a versão musicada. A performance literomusical foi elaborada com base em uma seleção de poesias musicadas por Jonathan.

Oficina Poema na Garganta - quando uma poesia vira canção

#cênicas

O Sorriso da Rainha
20 de fevereiro a 6 de março, 19h
Ingressos gratuitos pela plataforma Sympla
Texto de Maria Shu com direção de Alexandre Brazil, solo político, divertido e questionador com a atriz Cacau Merz faz apresentações online. O espetáculo passeia pela encenação clássica da Rainha Elizabeth I com uma boa dose de contemporaneidade. Numa noite qualquer, uma grande festa é oferecida à Rainha Elizabeth I pelo seu aniversário. Cansada de tantas bajulações, ela busca em seu gigantesco castelo um lugar sossegado para descansar um pouco. Ao entrar em um aposento, Elizabeth se encontra com a plateia do espetáculo e, a partir daí, inicia um desabafo sobre seus amores e dos altos e baixos de ser rainha. E tudo isso caminha para uma revelação surpreendente a respeito de William Shakespeare, seu autor predileto.

O Sorriso da Rainha

Jimmy
6 a 27 de fevereiro, sempre sábados, às 19h
R $ 20 a R $ 60 – Ingressos aqui
Permeando o universo LGBTQIA +, Luccas Papp estreia novo espetáculo: Jimmy. A aulas são transmitidas ao vivo pelo Sympla streaming beta. A montagem tem texto do próprio ator, que divise a direção com seu irmão Matheus Papp. Na trama, o protagonista é réu de um julgamento com razões desconhecidas, o jovem narra a sua vida e a forma como se relacionou com a família, seus amores e, principalmente, a descoberta e a aceitação de sua homossexualidade. Casos de agressão, desrespeito e preconceitos cotidianos dividem espaço em sua biografia com uma vontade enorme de ser feliz e amado. Um retrato cru e fiel da realidade de uma minoria que grita por voz e justiça.

Publicidade

Destaque: Bloco Amigos da Onça por @mrngama @amichavy


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Christopher Plummer faleceu aos 91 anos mas separamos 5 filmes seus – entre muitos outros – que você precisa ver