Arte

As borboletas gigantes e outros insetos pintados em capas de livro por Rose Sanderson

por: Vitor Paiva

Algumas belas capas de livros, tal qual capas de LPs, quando ilustradas ou estampadas, muitas vezes passam a fazer parte da obra, como um adorno gráfico à experiência da leitura de uma grande obra. Pois para a artista britânica Rose Sanderson, se as capas lisas e chapadas de muitos livros antigos não acrescentam em princípio nada aos livros em questão, é seu o trabalho de ver as superfícies como telas – e ilustrá-las devidamente com seu incrível talento para a pintura.

Ultimamente a inspiração para Anderson tem vindo do mundo natural – plantas, animais, e principalmente os mais encantadores insetos, como besouros, borboletas e mariposas. Os desenhos e pinturas da artista se esparramam sobre as capas de grandes romances, livros de agricultura, atlas e outras publicações de capa dura – cuja a superfície se ofereça como um largo espaço para trazer à vida seus animais pintados.

A série completa de “insetos nas capas”, também chamada de “Série Expansiva”, já passou das 100 obras, sempre estampando sobre as capas insetos que de fato existem, e a dimensão extensa dos animais nos desenhos ajuda a expor os incríveis detalhes das estampas e do próprio corpo dos insetos.

A inspiração direta vem do ambiente natural ao redor de sua casa no País de Gales – e é da natureza que novos temas, inspirações e anseios artísticos podem surgir para a artista, cujo trabalho completo pode ser visto em seu site.

 

Publicidade

© fotos/arte: Rose Sanderson


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype em casa: Amigos da Onça, Ilú Obá de Min e Cordão do Boitatá neste Carnaval virtual