Tecnologia

Banco Central tem ferramenta para saber se CPF foi usado para fazer empréstimo ou abrir conta

Redação Hypeness - 12/02/2021

Depois do vazamento de dados de 223 milhões de brasileiros, muitas pessoas estão temendo pela utilização de suas informações para abertura de contas ou realização de dívidas por estelionatários no geral. Entretanto, o Banco Central do Brasil disponibiliza uma ferramenta para consultar se contas foram abertas ou se dívidas foram geradas em seu nome: o registrato. Hoje, vamos te ensinar como acessar o registrato do BC para conferir se você não foi vítima de um golpe.

Função do Registrato do Bacen pode te ajudar a se prevenir de golpes e fraudes

O cadastro simples no registrato do BC já te permite consultar todas as contas bancárias abertas em seu nome, além de informar que dívidas bancárias você possui, bem como consultar a abertura de chaves Pix ligadas ao seu Cadastro de Pessoa Física (CPF).

– WhatsApp anuncia função que permite envio e recebimento de dinheiro; entenda 

Antes de tudo, é importante ressaltar que, através dessa ferramenta, não há a possibilidade de realizar denúncias em caso de irregularidade. Entretanto, é possível utilizar as informações do registrato do Banco Central para abrir boletins de ocorrência e investigações de golpe.

Como acessar o registrato do Banco Central pelo celular

Para acessar o registrato do Banco Central, o usuário precisa entrar no site do Bacen e clicar em Primeiro Acesso para Pessoa Física. A realização desse cadastro exige que você tenha conta em um desses bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú, Santander, Sicoob e Sicredi. Dentro do seu aplicativo do banco, procure pela opção “registrato do Bacen”.

– Empresa de segurança promete recompensar quem sofrer golpes em compras online 

Abra o site de cadastro do Registrato; ele irá pedir por um Pin para concluir seu cadastro. Esse Pin estará na opção “registrato do Bacen” dentro do app da sua instituição financeira. Você tem cinco minutos, então seja rápido! Depois de concluir o cadastro, faça o login com seu CPF e peça os relatórios sobre endividamentos, contas abertas, pix e operações cambiais realizados no seu nome.

O acesso por meio do Internet Banking também pode ser realizado; basta buscar pela opção de registrato no Bacen dentro do site do seu banco. Não passe o PIN desse código para nenhuma pessoa – afinal, já não basta seus dados terem sido vazados para estelionatários, né? E tomara que nada tenha sido feito de forma irregular no seu nome!

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.