Gastronomia

Bar em casa: 3 receitas de coquetéis simples e sofisticados pra ser feliz com responsabilidade

Gabriela Rassy - 26/02/2021 | Atualizada em - 01/03/2021

No verão (ou não) – ou sempre, se você mora em qualquer lugar do Rio de Janeiro para cima (rs) – bate uma vontade de beber e comer coisas refrescantes e geladinhas. Bons drinks cabem perfeitamente nestes momentos e hoje vamos falar de coisa boa. Vamos de receitas rápidas e fáceis!

Se no frio queremos molhos e comidas mais gordurosas, em épocas mais quentes é tempo de frescor. Frutas, ervas aromáticas e um toque de acidez vão bem para tardes de sol e noites acaloradas.

Coloridos e borbulhantes, os ingredientes dos coquetéis podem ser intensificados ou substituídos. A ideia aqui é inspirar você a inovar no seu bar caseiro e se divertir enquanto testa combinações. Tudo bem fácil e prático.

Vamos nessa!

Gin + Pepino

Uma combinação quase clássica, mas vamos aqui dar um toque especial e usar o gin, mas desta vez deixando a tônica de lado um pouco – que gin tônica já demos boas dicas por aqui, inclusive com petiscos para harmonizar!

50 ml de gin (pode medir no copinho de cachaça que funciona)
25 ml de suco de limão siciliano
25 ml de xarope de açúcar (basta fazer uma proporção igual de água fervendo e açúcar)
Um ramo de manjericão
Uma fina fatia de pepino japonês

Macere o manjericão para soltar o sabor e junte com os outros ingredientes na coqueteleira – ou em 2 copos de tamanhos diferentes para dar o encaixe. Bata tudo com cubos de gelo. Decore a lateral interna do copo com uma fatia de pepino, 4 pedras de gelo e a mistura maravilhosa da coqueteleira. Refrescância purinha!

Tinto de Verano

Além da sangria, este é um ótimo drink para fazer com vinho. Muito popular na Espanha, o Tinto de Verano é ótimo para aproveitar aquele finalzinho de vinho que sobrou na garrafa, fazer render para 2 taças e deixá-lo fresco e delicioso. Aqui vamos dar um toque refrescante com laranja e hortelã.

1 copo de vinho tinto seco
1/2 copo de refrigerante de limão da sua escolha ou uma mistura de água com gás, limão e açúcar
1 rodela de laranja ou de limão
Folhas de hortelã
Gelo

Coloque de três a cinco pedras de gelo numa taça ou copo alto. Adicione o vinho e o refrigerante de limão. Finalize com uma rodela de laranja ou limão e algumas folhas de hortelã.

Caipilé

A mistura de caipirinha com picolé de frutas não fica só bonita, mas muito gostosa e divertida. A variação fica por conta do gosto de cada um, então pode inventar seu sabor favorito misturando frutas e sorvetes diferentes. Eu adoro jabuticaba com limão, mas algumas misturas que também funcionam deliciosamente são manga, maracujá e gengibre, caju com limão, tangerina com pimenta e melancia com abacaxi. Fique a vontade para criar!

50 ml de cachaça ou vodka
Frutas
1 picolé
1 colher de sopa de açúcar

Em uma coqueteleira, adicione as frutas e o açúcar (não precisa muito, mas ele chama o sabor da fruta). Macere tudo e adicione a cachaça ou a vodka, o gelo e agite. Passe para um copo baixo e finalize com o picolé.

Publicidade


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.


X
Próxima notícia Hypeness:
O que o seu jeito favorito de tomar café diz sobre sua personalidade