Debate

‘BBB’: Lucas sofre de alopecia, condição capilar que atingiu congressista nos EUA

Redação Hypeness - 02/02/2021

Lucas Penteado tem sido um dos principais alvos de atenção da internet e do ‘Big Brother Brasil 21’. O jovem slammer, apresentador, ativista ator e rapper trecebeu críticas por atitudes dentro da casa e está sofrendo psicologicamente pelo tratamento que vem recebendo dos outros participantes, prinicpalmente a cantora Carol Konká.

As falhas no seu cabelo chamaram a atenção inclusive do ator Lázaro Ramos, que percebeu que o jovem poderia estar sofrendo de alopecia causada por estresse. Não é possível confirmar a causa da condição que provoca falta de cabelo em algumas partes do couro cabeludo. A alopecia, porém, não é incomum e, inclusive, mudou a vida de uma deputada federal dos Estados Unidos.

Dermatologista, diz que Lucas sofre de alopecia, condição relativamente comum de falta de cabelo

Segundo o dermatologista Daniel Coimbra,  professor no Ambulatório Geral de Dermatologia e Cosmiatria do Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay na Santa Casa do Rio, a condição de Lucas é alopecia parcial. Entretanto, não é possível determinar se o problema está associado com o estresse ou questões genéticas.

– Documentário das ocupações nas escolas de SP cria versão interativa para ser decidida em conjunto

Lázaro Ramos se preocupou com o jovem e fez uma postagem em seu Instagram pedindo carinho por Lucas, atentando para uma possível alopecia causada por estresse.

“Ver você com a cabeça tomada pelo que parece ser alopecia, que é essa doença causada pelo estresse, dá angustia. Ver passar da euforia para esse desespero e solidão, dispara vários gatilhos como falei no texto anterior, mas saiba que sua família te ama e tem muita gente que está compreendendo o que você está passando e enviando energias para que você possa aguentar firme e sair desse programa maior do que quando entrou e sendo o Lucas que conhecemos”, afirmou nas redes.

Orgulho e alopecia no Congresso dos EUA

A deputada federal Ayanna Pressley, primeira parlamentar eleita pela cidade de Boston, Massachussetts para a Câmara dos Representantes dos EUA, é conhecida por sua luta pela disseminação do conhecimento para promover quebra dos tabus que envolven a aplopecia, sobretudo em mulheres.

Após um período escondendo por causa de fatores como machismo e outros preconceitos, Ayanna Pressley decidiu abandonar as tranças para encorajar outras mulheres que sofrem com a doença a se libertarem.

– Virada na Geórgia: com Stacey Abrams, provável derrota de Trump veio pela força do punho negro

A democrata de Massachussets assumiu a condição da alopécia e encorajou milhares de pessoas a se libertarem

Ayanna foi eleita e construiu sua carreira política com tranças e manteve o assunto em sua vida privada. Entretanto, em 2020, ela veio à público e decidiu contar sua história.

“Eu só fui careca em minha própria casa e na companhia de amigos muitíssimos próximos. Agora não mais. Acredito que ir a público irá ajudar. Estou pronta porque quero me manter livre desse segredo e da vergonha que ele carrega consigo. Eu não estou aqui apenas para ocupar espaços, também estou aqui para criar novos”, disse.

– Homem usa bom humor para contar como é viver sem pelos

“Estou fazendo as pazes com a alopécia. Estou em um estágio inicial da minha jornada com ela. Mas estou fazendo um progresso a cada dia. É sobre amor próprio, é sobre poder e é sobre aceitação. Eu não tinha orgulho de uma condição que me fazia me sentir mal. Mas agora tenho. Foi um momento de transformação”, afirmou a deputada.

Publicidade

Fotos: Foto 1: Reprodução/TV Globo Foto 2:© Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.