Arte

Biopics: selecionamos algumas das mais interessantes cinebiografias do cinema moderno

por: Redação Hypeness

Toda história de vida, se bem contada e detalhada, é digna de uma superprodução cinematográfica protagonizada pelos maiores atores e atrizes do planeta. Algumas trajetórias, no entanto, por motivos evidentes ou surpreendentes, se destacam, se iluminam e se apresentam como verdadeiros roteiros, prontos para serem tornados em épicos apresentados na grande tela: artistas superando limites e dificuldades e melhorando o planeta com sua arte e sua própria vida, ou personalidades reluzentes atravessando os anos de vida entre curvas e tropeços impressionantes. Os filmes biográficos, também conhecidos como cinebiografias ou biopics, não fazem o imenso sucesso que fazem por acaso, e nos lembram como a vida pode ser dura e também maravilhosa. 

Contar a complexidade de uma vida inteira no espaço de um filme, porém, não é tarefa simples, e fazer jus a todas as sutilezas, nuances, reviravoltas, contradições e transformações que a vida costuma impor em somente duas horas exige um grande trabalho – dos roteiristas, atores e atrizes, diretoras e diretores, e todos os outros profissionais fundamentais para a realização de uma grande obra cinematográfica. E filmes brilhantes é o que não falta no Telecine – incluindo uma grande coleção de biopics, como uma verdadeira cinemateca das mais incríveis e interessantes vidas já retratadas nas telas.

Assim, para celebrar a beleza e a profundidade da vida real retratada com brilhantismo no cinema, recorremos ao repertório do Telecine para selecionar algumas das melhores cinebiografias modernas. Vale lembrar que novos assinantes da plataforma de streaming ganham os primeiros 30 dias de acesso.

‘DIANA’ (2013)

Para retratar uma das mais conhecidas e amadas personalidades britânicas recentes, a atriz Naomi Watts foi recrutada para se tornar Diana’ no momento em que a Princesa estava prestes a enfrentar seu divórcio e seu rompimento com a realeza – quando ela começa a rejeitar a solidão do casamento e do próprio palácio para se apaixonar por seu médico.

‘ROCKETMAN’ (2019)

Um dos mais importantes e celebrados compositores da música pop em todos os tempos, Elton John tem sua trajetória completa, da infância ao estrelato, do sucesso às tragédias, retratada em Rocketman’. O filme estrelado por Taron Egerton não só foi recebido com aplausos pela crítica, como cumpriu seu destino inevitável diante do infinito talento de seu personagem principal, e venceu o ‘Oscar’ de Melhor Canção Original.

‘GRACE DE MÔNACO’ (2014)

Grace Kelly alcançou duplamente o sonho de uma vida: tornar-se estrela em Hollywood, para em seguida se casar com o príncipe de Mônaco e virar uma princesa na vida real. A realidade, porém, é mais dura do que os sonhos, e Nicole Kidman em Grace de Mônaco’ interpreta Kelly justamente no momento em que a estrela e princesa precisa enfrentar as durezas de seu caminho – e escolher quem ela de fato quer ser.

‘HEBE: A ESTRELA DO BRASIL’ (2019)

Mais do que uma das mais celebradas e emblemáticas apresentadoras de TV do Brasil, Hebe Camargo foi uma espécie de ícone da cultura nacional. A história de Hebe é também a história da televisão brasileira, e de uma mulher corajosa, independente, que superou crises e enfrentou o machismo para se tornar a estrela que foi – e a personagem homenageada em Hebe: a estrela do Brasil’, filme no qual Andrea Beltrão oferece seu talento para interpretar a apresentadora em sua trajetória.

‘RAY’ (2004)

Ray Charles foi um dos mais brilhantes e influentes músicos do século XX – que viveu uma vida tão turbulenta e dura quanto a qualidade de sua música. Para levar essa incrível história aos cinemas, Jamie Foxx foi convocado a praticamente se transformar no personagem principal para ‘Ray’, em trabalho que lhe garantiu o ‘Oscar’ de Melhor Ator.

‘SIMONAL’ (2018)

Wilson Simonal foi um dos maiores e melhores cantores brasileiros dos anos 1960 – mas também um dos mais controversos, em uma trajetória de vida tão reluzente quanto dura. A história contada em Simonal’ atravessa as polêmicas nas quais o cantor se envolveu durante a ditadura militar, os altos e baixos de sua carreira, em cada passo interpretado com brilhantismo por Fabrício Boliveira.

‘ROSA LUXEMBURGO’ (1986)

Uma das mais importantes e influentes revolucionárias do século XX, a polonesa Rosa Luxemburgo surgiu como teórica e militante marxista na Alemanha do início do século passado para se opor à participação do país na Primeira Guerra Mundial e ajudar a fundar o pensamos de esquerda alemão e europeu de então. Ela viria a se tornar uma das mais célebres e influentes mártires do pensamento marxista, e é essa incrível história que é mostrada no filme Rosa Luxemburgo’, de 1986.

‘GONZAGA – DE PAI PRA FILHO’ (2012)

Luiz Gonzaga é um desses artistas de tal forma importantes e influentes que não é exagero afirmar que o compositor, cantor e instrumentista foi um artista que ajudou a inventar o Brasil – a mostrar para o país com sua música o que de fato o Brasil era e é. O caminho desde a infância pobre no sertão nordestino até o maior artista do país se tornar também pai de um dos maiores compositores recentes brasileiros – Gonzagão e Gonzaguinha, pai e filho – é o trajeto poético, existencial, sofrido e luminoso contado em Gonzaga – De Pai pra Filho’.

‘A TEORIA DE TUDO’ (2014)

O astrofísico Stephen Hawking foi uma das mais brilhantes e importantes cabeças da ciência em todos os tempos, e se o filme A Teoria de Tudo’ focasse somente nas suas incríveis descobertas sobre o tempo e o universo, essa já seria uma história insuperável. Como não poderia deixar de ser, porém, a obra também conta a história de amor do cientista com sua esposa Jane e, claro, sua luta contra a doença generativa que viria a lhe debilitar ao longo de sua vida.

‘127 HORAS’ (2010)

O nome de Aron Ralston pode não despertar maiores interesses ou lembranças sozinho, mas sua história definitivamente é tão impressionante quanto algumas das mais célebres vidas retratadas nas telas – e tudo se passa, como o nome sugere, ao longo de 127 Horas’. Foi esse o tempo que o alpinista passou preso em uma fenda entre pedras durante uma escalada em uma parte do Grand Canyon, nos EUA – quando precisou enfrentar situações verdadeiramente extremas para conseguir o prêmio de simplesmente sobreviver. 

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
As borboletas gigantes e outros insetos pintados em capas de livro por Rose Sanderson