Ciência

Cachorro que nasceu com um olho e duas línguas foi nomeado em homenagem a deus grego

Redação Hypeness - 25/02/2021

Um cachorro nas Filipinas nasceu com um tipo de má-formação raro e acabou ganhando o nome de Ciclope. Isso porque o animal nasceu com apenas um olhinho, além de vir com duas línguas. O pequeno pet acabou virando uma sensação nas redes sociais.

– ‘Baby shark’? Suposto Filhote de tubarão assusta por expressões humanas 

Cachorro com um olho só

Cachorrinho veio com rara má formação que fez se assemelhar com criatura grega mitológica

Infelizmente, por conta de sua má-formação, Ciclope sobreviveu apenas por duas semanas. Segundo a dona do cachorro, Amie de Martin, o filhote não tinha a capacidade de se alimentar – mesmo com comida sendo dada a conta gotas – e também tinha uma grande dificuldade para respirar.

– Filhote que virou cão guia de um cachorro cego é a coisa mais fofa que você vai ver hoje 

Foram outros seis cachorrinhos que nasceram na mesma ninhada, mas apenas ele veio com a má-formação, que lembra bastante a criatura Ciclope, comum na mitologia grega. O Ciclope é uma espécie de monstro de um olho só que, segundo as histórias da Grécia, trabalhava como ferreiro para forjar os raios do Deus Zeus.

A ciclopia é uma condição rara, mas que ocorre em alguns tipos de animais, em sua maioria mamíferos. Há poucos registros do fenômeno ocorrendo em humanos. Raramente indivíduos com a ciclopia conseguem uma vida longeva, pois a condição está relacionada também a problemas de desenvolvimento cerebral.

“São várias as causas de malformação como, por exemplo: erros de morfogênese, aberrações cromossômicas, genes mutantes, uso de drogas e medicamentos, a ação de micro-organismos e também a ingestão de alguns tipos de plantas que apresentem substâncias teratogênicas e que possam afetar em determinados momentos da formação fetal”, afirma o o professor de medicina veterinária André Luís Filadelpho, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ao Terra.

– Como este Chihuahua filhote surdo e cego está ensinando crianças a lidar com as diferenças 
‘Apesar da baixa incidência de ciclopia na população, fetos humanos com esta malformação não são viáveis e morrem durante o desenvolvimento ou logo após o nascimento”, explica o pesquisador Paul Palmquist-Gomes, da Universidade de Málaga, ao SINC.

Confira mais fotos de Ciclope:

CYCLOPS PUPPY

Publicado por Amie de Martin em Sábado, 6 de fevereiro de 2021

 

Publicidade

Fotos: Reprodução/Facebook


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Tubarão-martelo raro é visto nadando nas águas de João Pessoa