Um cachorro nas Filipinas nasceu com um tipo de má-formação raro e acabou ganhando o nome de Ciclope. Isso porque o animal nasceu com apenas um olhinho, além de vir com duas línguas. O pequeno pet acabou virando uma sensação nas redes sociais.
– ‘Baby shark’? Suposto Filhote de tubarão assusta por expressões humanas

Cachorrinho veio com rara má formação que fez se assemelhar com criatura grega mitológica
Infelizmente, por conta de sua má-formação, Ciclope sobreviveu apenas por duas semanas. Segundo a dona do cachorro, Amie de Martin, o filhote não tinha a capacidade de se alimentar – mesmo com comida sendo dada a conta gotas – e também tinha uma grande dificuldade para respirar.
– Filhote que virou cão guia de um cachorro cego é a coisa mais fofa que você vai ver hoje
Foram outros seis cachorrinhos que nasceram na mesma ninhada, mas apenas ele veio com a má-formação, que lembra bastante a criatura Ciclope, comum na mitologia grega. O Ciclope é uma espécie de monstro de um olho só que, segundo as histórias da Grécia, trabalhava como ferreiro para forjar os raios do Deus Zeus.
A ciclopia é uma condição rara, mas que ocorre em alguns tipos de animais, em sua maioria mamíferos. Há poucos registros do fenômeno ocorrendo em humanos. Raramente indivíduos com a ciclopia conseguem uma vida longeva, pois a condição está relacionada também a problemas de desenvolvimento cerebral.
“São várias as causas de malformação como, por exemplo: erros de morfogênese, aberrações cromossômicas, genes mutantes, uso de drogas e medicamentos, a ação de micro-organismos e também a ingestão de alguns tipos de plantas que apresentem substâncias teratogênicas e que possam afetar em determinados momentos da formação fetal”, afirma o o professor de medicina veterinária André Luís Filadelpho, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ao Terra.
– Como este Chihuahua filhote surdo e cego está ensinando crianças a lidar com as diferenças
‘Apesar da baixa incidência de ciclopia na população, fetos humanos com esta malformação não são viáveis e morrem durante o desenvolvimento ou logo após o nascimento”, explica o pesquisador Paul Palmquist-Gomes, da Universidade de Málaga, ao SINC.
Confira mais fotos de Ciclope: