Tecnologia

Casas construídas com impressora 3D e estrutura reciclável são produzidas por R$ 5 mil

Redação Hypeness - 11/02/2021 | Atualizada em - 17/02/2021

As impressoras 3D sempre nos deixam maravilhados, mas o pesquisador do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) Sofoklis Giannakopoulos foi além. Seu projeto Pylos utiliza nesta tecnologia um material natural, abundante, biodegradável, barato e reciclável que todos estamos familiarizados: a terra.

Pensando na crise econômica e ambiental que estamos vivendo, a Pylos aproveita toda a potência de ser uma impressora 3D para produzir casas e edifícios em larga escala, mas de uma forma barata e que remete ao solo, material usado desde a antiguidade para a construção arquitetônica.

Além de ser barata e sustentável, a terra  também oferece inúmeros benefícios de construção, incluindo “isolamento natural, proteção contra incêndio, impermeabilização, boa circulação de ar, baixo custo, 100% da estrutura é reciclável, rigidez, regula o clima e proporciona um ambiente interior saudável”.

Nos primeiros testes, Sofoklis utilizou 96% de terra misturada com os aditivos e outros elementos , resultando num material que é três vezes mais resistente à tração em comparação com a argila dura usada industrialmente.

A tecnologia da impressão 3D tem ainda a vantagem de diminuir consideravelmente o tempo de construção de uma casa feita de barro. A economia se reflete na mão de obra e no uso de matéria prima, além de eliminar o desperdício na construção e ter custo final infinitamente menor. É uma ótima solução para construir casas populares, por exemplo.

Uma casa por 1000 dólares?

Sofoklis Giannakopoulos afirma que sua impressora pode construir casas feitas de terra nativa de cada região onde estiver por apenas $ 1000 dólares. Essa poderia ser uma ótima tecnologia para aplicar na contrução de moradias populares no Brasil, onde a terra é um recurso bastante abundante. Mudaria a indústria da construção civil como um todo, reduzindo os custos, transporte de material, a pegada de carbono, descarte de materiais poluentes e, assim, os danos ambientais.

Sofoklis já imprimiu várias estruturas de até dois metros de altura e tem todos os componentes certos para imprimir uma casa. A Pylos está à procura de parceiros comerciais para testar a teoria no mundo real e potencialmente mudar a indústria da construção civil.

É claro que cada solo é diferente e testes devem ser feitos para chegar ao melhor resultado, mas uma das principais vantagens é a utilização da terra do próprio local, o que causa uma enorme diferença no preço global de um projeto de construção pois não há transporte de material.

 

A ideia de usar materiais de origem local para construção é a mesma proposta da WASP, empresa italiana que recentemente apresentou para construção sua impressora Big Delta 3D de 12 metros de altura.

A principal diferença entre os dois projetos é que o WASP primeiro focou na sustentabilidade da tecnologia e agora começou a investigar os materiais ideais. Pylos, por outro lado, usou um robô apenas por suas capacidades mecânicas, enquanto pesquisava a composição e densidade do material ideal.

Ambos os projetos, no entanto, chegam à mesma conclusão de que “este material não pode ser outro senão a terra”. Como a equipe da Pylos explica no site da IAAC:

O projeto se concentra nas propriedades naturais do solo (…) As vantagens de uma estrutura terra estão principalmente relacionadas ao meio ambiente e à economia. O solo também oferece os benefícios de isolamento natural, proteção contra incêndio, circulação de ar, baixo custo inicial, estruturas 100% recicláveis, rigidez, grande resistência, efeito volante térmico, baixas emissões de efeito estufa, regulando o clima e proporcionando um ambiente interno saudável.

Agora, o projeto cresceu a ponto de Sofoklis ser capaz de construir várias estruturas de grande porte como provas de conceito. Todos são definidos pelas lindas formas geométricas e curvas que o processo aditivo pode criar mais facilmente do que ângulos agudos, paredes retas e rígidas.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.