Arte

Christopher Plummer faleceu aos 91 anos mas separamos 5 filmes seus – entre muitos outros – que você precisa ver

Vitor Paiva - 17/02/2021 | Atualizada em - 04/03/2021

Ao longo de sete décadas de uma das mais incríveis carreiras no cinema, o ator canadense Christopher Plummer trabalharia para se tornar um dos gigantes do cinema mundial. Começando no teatro nos anos 1940 ainda no Canadá, mas o artista trabalhou até seus últimos dias, filmando de casa por conta da atual pandemia sua participação na segunda temporada da série Departure.

Christopher Plummer

Christopher Plummer © Getty Images

Seu próximo projeto seria o papel principal em uma adaptação para filme do espetáculo Rei Lear, de William Shakespeare, mas infelizmente Plummer veio a falecer no último dia 5 de fevereiro, antes das filmagens começarem, aos 91 anos.

Plummer com o Oscar vencido por seu papel em Toda Forma de Amor

Plummer com o Oscar vencido por seu papel em Toda Forma de Amor © Getty Images

Segundo comunicado da família, a morte do ator aconteceu por conta de uma queda, na qual Plummer bateu a cabeça – segundo o texto, ele morreu pacificamente ao lado de sua esposa Elaine Taylor. Para celebrar a vida e o trabalho de um dos grandes atores de todos os tempos, nada melhor do que retornar ao seu trabalho e redescobrir – ou se maravilhar pela primeira vez – com seu imenso talento. Foram quase 120 filmes desde 1958 até 2021, mas selecionamos aqui 5 obras que oferecem ao menos a dimensão da grandiosidade de Christopher Plummer como ator.

© Getty Images

A Noviça Rebelde (1965)

Em um dos mais amados e premiados filmes de todos os tempos, Plummer vive o Capitão Von Trapp em A Noviça Rebelde, filme que à época se tornaria a maior bilheteria da história do cinema por alguns anos.

Malcolm X (1992)

Contando a vida e a luta do líder negro estadunidense Malcolm X nessa que é uma das grandes obras da filmografia do diretor Spike Lee, Plummer vive Gill, capelão racista responsável pela prisão de Malcolm.

Up (2009)

Para se tornar um dos mais queridos longas de animação recentes, Up contou com o talento de Plummer para a dublagem – é dele a voz do personagem Charles F. Muntz, o principal antagonista da história, na versão em inglês da animação.

Toda Forma de Amor (2010)

No filme que rendeu a Plummer o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, o ator vive Hal Fields, pai do personagem Oliver, vivido por Ewan McGregor: depois de um casamento de quarenta anos, Hal se revela homossexual, e o filme se dá ao redor das profundezas, complexidades e afetos da relação entre pai e filho.

Todo o Dinheiro do Mundo (2017)

Um dos últimos trabalhos de Plummer rendeu a ele mais uma indicação ao Oscar – para contar a história do sequestro de John Paul Getty III, Plummer filmou às pressas para substituir Kevin Spacey por conta da revelação dos assédios e abusos cometidos por Spacey. O trabalho de Plummer seria aclamado pela crítica, e renderia a ele mais uma indicação ao Oscar.

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutor em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
DC quis vetar sexo oral de Batman em Mulher-Gato; entenda