Criatividade

Como cada um dos 19 personagens de Titanic se pareciam na vida real

Redação Hypeness - 03/02/2021 | Atualizada em - 16/02/2021

A tragédia do Titanic é um dos desastres mais infames da história. É verdade que não pode ser do maior alcance, mas foi uma das catástrofes mais memoráveis ​​provocadas pelo erro de julgamento do homem.

Claro, o próprio navio afundou porque bateu em um iceberg , mas foi confirmado que as falhas de projeto, a arrogância do homem e a falta de botes salva-vidas mataram quase 1500 pessoas.

Ao todo, 2.200 pessoas estavam a bordo do Titanic durante sua primeira viagem. Era um navio enorme, um dos maiores de seu tempo, e seus criadores ou orgulhavam de ser inafundável – últimas palavras desastrosas.

Apenas 700 passageiros conseguiram sair do frio oceano Atlântico e chegar com vida em casa.

Talvez por causa da natureza do desastre e do papel que as pessoas aumentam nele, existem várias adaptações da história do Titanic, mas nenhuma mais famosa do que a versão de 1997 dirigida por James Cameron.

No filme, há vários personagens baseados em viajantes da vida real no Titanic. Assim, enquanto o navio repousa colossal no fundo do oceano, é hora de mergulhar um pouco mais fundo nas histórias de seus passageiros.

Vamos nessa!

Molly Brown, passageira do Titanic

O Titanic, de James Cameron, inspirou-se em passageiros da vida real, como a inafundável Molly Brown

Margaret Brown (interpretada por Kathy Bates ), também conhecida como A Inafundável Molly Brown, foi uma socialite, filantropa e ativista americana.

No filme, ela aparentemente apoiou como The Jack de cortejar Rose, fornecendo um ele um terno para vestir em um jantar chique.

Na realidade, Margaret era muito mais – ela ajudava os outros a chegar e embarcar com segurança nos botes salva-vidas e, mesmo quando ela própria estava longe do navio que afundava, ela tentou convencer o oficial do barco a voltar para buscar os menos afortunados .

Mais tarde, ela até arrecadou fundos para ajudar os sobreviventes do desastre. Por todo o seu trabalho árduo, ela confessada uma Ordem da Legião de Honra.

casal de idosos, passageiros do Titanic

O casal de idosos na tela foi baseado em um casamento igualmente amoroso na vida real

Ida (interpretada por Elsa Raven) e Isidore Strauss (interpretada por Lew Palter) eram pessoas da vida real, um casal cujo momento memorável no filme foi a cena deles se disparou enquanto aguardavam seu destino.

Alegadamente, os dois escolheram permanecer juntos, permanecendo no Titanic. Isidore queria que sua esposa se salvasse, mas Ida disse: “Vivemos juntos há tantos anos. Onde você está, aí estou eu.

Capitão Titanic

Quase 1.500 pessoas morreram à noite, incluindo o capitão e muitos membros da tripulação

Uma figura notável foi Edward Smith (interpretado por Bernard Hill ), de 62 anos, o capitão do Titanic. Antes de estar no comando do Titanic, ele ganhou 40 anos de experiência, tornando-o um dos capitães mais conhecida da White Star Line (a empresa que lançou o Titanic).

Enquanto versões cinematográficas do capitão anterior seu fim no navio que afundava, na vida real Edward constitui os passageiros aterrorizados e a tripulação. Só quando era inevitável foi em direção à ponte inundada e foi a última vez que alguém o viu.

Segundo imediato Titanic

O segundo imediato sobreviveu ao Titanic e mais tarde insistiu em melhorias nos navios de passageiros

Charles Lightoller (interpretado por Jonathan Phillips) foi o segundo imediato no Titanic. Durante o naufrágio, ele ajudou 29 outros homens a equilibrar um barco dobrável virado.

Embora nem todos tenham conseguido, ele salvou vidas ao compartilhar seu conhecimento. E depois do desastre, ele ajudou a melhorar a qualidade dos navios de passageiros, insistindo em mais botes salva-vidas e uma melhor comunicação entre os navios.

Violinista que tocou no Titanic

Wallace Hartley e a orquestra tocaram verdadeiramente para acalmar os passageiros enquanto o navio estava afundando

Wallace Hartley (interpretado por Jonathan Evans-Jones), o líder da orquestra no navio, realmente ficou para trás e tocou enquanto o Titanic estava afundando.

Ele e outros músicos tentaram ajudar os passageiros a se acalmarem. Nenhum dos músicos conseguiu sair do navio, tocando até o navio ser submerso.

Coronel Gracie no Titanic

O Coronel Gracie escreveu um livro sobre sua experiência, que é uma importante fonte de informações sobre o naufrágio do Titanic

O coronel Archibald Gracie IV (interpretado por Bernard Fox) ajudou os outros passageiros e, ao voltar para casa, escreveu um livro sobre suas experiências.

Tornou-se uma valiosa fonte de informação para historiadores e pesquisadores do desastre. Diz-se que a catástrofe do Titanic nunca deixou o Coronel e suas últimas palavras foram: “Temos que colocá-los em barcos. Temos que colocá-los todos em barcos.”

primeiro imediato do titanic

A dramatização no filme pode ter arruinado a reputação do primeiro imediato se sua família não tivesse protestado

William Murdoch (interpretado por Ewan Stewart) foi o primeiro imediato no navio. Ele cumpriu seu dever da melhor maneira possível e até tentou evitar a colisão com o iceberg (mesmo que a decisão fosse tarde demais).

Mas na versão do filme, ele foi retratado como menos heróico, aceitando um suborno, atirando em pessoas em pânico e, eventualmente, apontando uma arma para si mesmo.

O restante da família de William ficou indignado com a representação do filme e os cineastas até foram à sua cidade natal para se desculpar pessoalmente, até mesmo fazendo uma doação para o Prêmio de Caridade Murdoch.

criador do Titanic

Thomas Andrews (interpretado por Victor Garber) foi o criador do Titanic. Era provável que ele também confiasse em sua criação; afinal, ele deu seu coração na nave transatlântica.

Mas ele também sabia das deficiências do navio e quando o navio atingiu o iceberg, ele se preparou para o inevitável, mas não condenou os outros.

Diz-se que ele ajudou os passageiros e até jogou as espreguiçadeiras do convés na esperança de que pudessem ser usadas como flutuadores por quem estava na água.

Condessa a bordo do Titanic

Durante o desastre, uma condessa não se esquivou de ajudar passageiros da terceira classe

Noël Leslie (interpretado por Rochelle Rose), condessa de Rothes, era uma passageira de primeira classe. Ela escapou do naufrágio do Titanic em um dos botes salva-vidas, e dizem que ajudou os passageiros da terceira classe que estavam com ela. Ela foi vista pela última vez a bordo de outro navio, o Carpathia.

passageira grávida do titanic

Uma passageira grávida de primeira classe sobreviveu ao naufrágio, mas perdeu o marido

Madeleine Force (interpretada por Charlotte Chatton) foi a segunda esposa de John Jacob Astor IV. Ela estava grávida durante a viagem e, junto com seu marido, esperavam que seu filho nascesse na América.

Ela sobreviveu ao naufrágio enquanto seu marido garantiu que ela alcançasse os botes salva-vidas. Seu filho nasceu alguns meses após o desastre.

diretor da empresa do Titanic

Apesar dos fatos, a versão do filme criou um vilão com o diretor da empresa do Titanic

Joseph Bruce Ismay (interpretado por Jonathan Hyde) foi presidente e diretor da White Star Line Steamship Company.

Ele queria criar um navio que pudesse ostentar um luxo incomparável e dizem que, por causa disso, ele diminuiu o número de botes salva-vidas de 48 para 16.

Enquanto um verdadeiro vilão no filme, Joseph na vida real ajudou outros passageiros durante o desastre. Ele sobreviveu ao naufrágio do Titanic; entretanto, sua reputação foi manchada para sempre.

operador de rádio do titanic

Um operador de rádio sobrecarregado não percebeu os avisos do iceberg, mas permaneceu para transmitir o sinal de socorro até o fim

John “Jack” Phillips (interpretado por Gregory Cooke) era o operador de rádio do Titanic. Infelizmente, durante a viagem, Jack estava sobrecarregado e não prestou muita atenção aos avisos dos navios próximos que avistaram icebergs na água.

Após o impacto, Jack continuou a transmitir o sinal de socorro, até que a cabine foi inundada. Ele não sobreviveu.

operador do titanic

Um operador sem fio júnior sobrevivente deu informações importantes sobre o naufrágio

Harold Bride (interpretado por Craig Kelly) trabalhou com Jack Phillips e foi o operador sem fio júnior. Ele ajudou a enviar mensagens pessoais dos passageiros e, quando ocorreu o desastre, é provável que tenha ajudado Jack em seu trabalho.

Eventualmente, Harold partiu para os botes salva-vidas e sobreviveu ao naufrágio. Seu depoimento foi importante durante o inquérito de investigação do Titanic.

Uma das pessoas mais ricas do mundo morreu em bordo do Titanic

Uma das pessoas mais ricas do mundo morreu a bordo do Titanic

John Jacob Astor IV (interpretado por Eric Braeden) era um incorporador imobiliário americano e a pessoa mais rica do Titanic (presumivelmente, ele também era um dos mais ricos do mundo).

Ele morreu no Titanic, mas foi um daqueles cujo corpo foi recuperado – ele foi reconhecido pelas iniciais costuradas em sua jaqueta.

Membro da famosa família Guggenheim morreu durante o desastre do Titanic

Um membro da famosa família Guggenheim morreu durante o desastre do Titanic

Benjamin Guggenheim (interpretado por Michael Ensign) era um empresário a bordo do Titanic. Ele morreu com o navio junto com seu valete, Victor Giglio.

De acordo com relatos de testemunhas oculares, ele e seu criado foram vistos pela última vez no convés, ouvindo a orquestra tocar.

Um vigia no Titanic

Um vigia no Titanic não tinha equipamento adequado para detectar o iceberg

Frederick Fleet (interpretado por Scott Anderson) estava alerta quando o navio bateu no iceberg e, mais tarde, admitiu que não tinham binóculos, reduzindo ainda mais a capacidade de ver qualquer coisa no escuro.

Embora a visibilidade possa ter sido complicada mesmo com o equipamento adequado, a admissão do marinheiro reforçou ainda mais a tragédia. Frederick sobreviveu e remou no mesmo barco em que Margaret Brown estava.

Senhora a bordo do titanic

Uma senhora escapou de um dos primeiros botes salva-vidas, mas acreditava que o navio não afundaria totalmente

Lady Lucy Duff-Gordon (interpretada por Rosalind Ayres) era uma estilista e esposa de Cosmo Duff-Gordon.

Ela sobreviveu com o marido embarcando no primeiro dos botes salva-vidas antes que o pânico se instalasse – essa é a razão pela qual os dois puderam embarcar nele.

Um medalhista de prata em esgrima que sobreviveu teve que conviver com um boato de que ele quebrou a regra “Mulheres e crianças primeiro”

Cosmo Duff-Gordon (interpretado por Martin Jarvis) foi um medalhista de prata olímpico na esgrima. Ele sobreviveu ao naufrágio, mas havia um boato ligado ao seu nome de que ele subornou a tripulação do bote salva-vidas para escapar violando a regra “mulheres e crianças primeiro”. Mais tarde, ele foi inocentado do boato.

O diretor do Titanic

O diretor do Titanic, como muitos da tripulação, morreu com o navio

Henry Wilde (interpretado por Mark Lindsay Chapman ) foi um chefe oficial do Titanic. Ele teve uma carreira promissora na empresa White Star, e serviu em vários em seus navios antes de ser designado para o gigante transatlântico. Infelizmente, o oficial morreu durante o naufrágio.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.