Sustentabilidade

Conheça alguns dos projetos mais relevantes na produção de créditos de carbono no Brasil hoje

por: Redação Hypeness

Se cada crédito de carbono no qual uma empresa ou uma instituição compra representa uma tonelada de CO2 emitida na atmosfera a menos – ou como uma compensação realizada por determinada indústria ou marca através da compra de créditos de carbono – esse é, portanto, um jeito direto e eficaz de fazer a diferença em um problema de dimensões literalmente globais. Por isso é importante creditar e celebrar alguns dos projetos que têm liderado e se destacado na produção de créditos de carbono do Brasil hoje.

A floresta amazônica

A floresta amazônica © Getty Images

Trata-se justamente de organizações ou iniciativas que comprovam que evitaram ou deixaram de lançar quantidades de dióxido de carbono, e que por isso recebem os créditos para serem vendidos depois a empresas que procuram compensar suas emissões ao comprar tais tokens. O rendimento permite, por exemplo, que novas iniciativas e projetos se iniciem – tornando, portanto, a compra de créditos de carbono em uma melhoria direta para o futuro do planeta.

Uma chaminé em Pequim, na China

Uma chaminé em Pequim, na China © Getty Images

Assim, apresentamos três projetos que servem como exemplos perfeitos e eficazes da importância e do funcionamento dos créditos de carbono como meio para o estabelecimento de um futuro sustentável, verde, limpo e, assim, viável – um futuro melhor.

Projeto Fazenda Fortaleza Ituxi

O município de Lábrea, no estado do Amazonas, é justamente um dos pontos de maior desmatamento documentado no Brasil – é justamente nessa região que o Projeto Fazenda Fortaleza Ituxi atua, pela proteção das florestas e pela implementação de atividades de apoio e garantia do manejo sustentável da floresta. Com 150 mil hectares de área preservada, o projeto impulsiona e capacita a produção local e comunitária, através do cultivo sustentável e ecológico do açaí e de castanhas, entre outras produções.

Projeto Agrocortex Madeiras do Acre

Com foco em sustentabilidade, manejo florestal e conservação ambiental, o projeto Agrocortex Madeiras do Acre atua na Floresta Amazônica a fim de oferecer melhoria na qualidade de vida das populações da região através da extração responsável e ecologicamente correta da madeira da floresta. No lugar de destruir a floresta, a exploração utiliza técnicas capazes de trazer o sustento aos produtores locais estimulando, em verdade, o crescimento das matas da região.

Projeto REED Madre de Dios

A sigla “REED” classifica um projeto como sendo de “Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal” – e é isso que faz o Madre de Dios na Amazônia Peruana, trabalhando para evitar o desmatamento não planejado nas florestas ao sudeste do Peru. São 100 mil hectares de mata tropical protegidos, incentivando também o manejo sustentável da floresta, permitindo a remuneração da população local sem a destruição da Amazônia – evitando assim as emissões de gases associados ao desmatamento e à degradação florestal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

© fotos: divulgação/créditos


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mercado de créditos de carbono atrai interesse de empresas de olho no clima