Viagem

Conheça Elena Erkhova, a senhora que aos 91 anos rodou o mundo sozinha

Redação Hypeness - 24/02/2021 | Atualizada em - 01/03/2021

A época não é das melhores para falar sobre viagens, principalmente aquelas para o exterior. Mas conhecer a história de Elena Erkhova vai ajudar a melhorar o seu dia e, quem sabe, te inspirar para futuras empreitadas turísticas. Da cidade siberiana de Krasnoyarsk, esta senhora de 91 anos aproveitou a vida para conhecer muitos lugares na Europa e na Ásia — e fez as fotos mais fofas que você vai ver hoje. 

Filha leva mãe idosa na cadeira de rodas para conhecer o mundo e combater a depressão

Espírito aventureiro: Baba Lena passou a viajar muito dos 83 aos 91 anos.

Conhecida como Baba Lena (“vovó Lena”, em tradução livre), ela passou boa parte da vida adulta sob o regime soviético. Naquela época, nem todas as fronteiras estavam abertas para que Lena circulasse à vontade, mas nem por isso a vovó russa deixou de conhecer novos lugares. 

Nos anos 1940, ela visitou cidades da União Soviética e também de outros países que permitiam a entrada de cidadãos do regime, como a Polônia ou a Alemanha Oriental. Em determinado momento da vida, Baba Lena teve que interromper as andanças por falta de tempo e dinheiro, mas, quando já tinha 83 anos, percebeu que era hora de retomar o hobby. 

Meus amigos me perguntavam por que eu não viajava já que eu tinha dinheiro. Foi quando eu pensei: ‘por que não?’”, contou, há alguns anos, em entrevista ao portal “Ananova”. 

Casal de idosos já conheceu 194 países em 60 anos de viagens compartilhadas

A vovó em passeio por Roma, na Itália.

Baba Lena se tornou uma “celebridade” da internet durante uma viagem para o Vietnã, onde conheceu a jovem turista Ekaterina Papina, que ficou encantada com o espírito aventureiro da idosa. Graças a Ekaterina, Baba Lena criou uma conta no Instagram e passou a divulgar fotos de suas viagens para Alemanha, Israel, Turquia, Espanha, Tailândia e um monte de outros lugares.  

Eu a conheci quando fui de férias ao Vietnã. Eu estava jantando quando ouvi alguém falando em russo. Quando me virei, vi essa senhora tentando dizer ao garçom que a sopa estava muito apimentada”, lembra Ekaterina.

Conheça o casal de idosos que vendeu tudo para viajar o mundo de motocicleta

Registros da idosa em viagem à Turquia.

“Muito obrigada pelas lindas palavras e desejos positivos. Eu definitivamente vou para o Brasil!”, escreveu ela, certa vez, respondendo às dezenas de pedidos de “please come to Brazil” (“por favor, venha para o Brasil”).

A vovó aventureira morreu no fim de 2019, por conta de um câncer no pulmão, e suas contas nas redes sociais foram praticamente arquivadas. Seu espírito desbravador ainda inspira os seguidores no Facebook. Antes de partir, ela usava o dinheiro que recebia de pensão para viajar duas vezes por ano. Segundo seu agente de viagens — e amigo — ela era a única cliente corajosa o suficiente para viajar para lugares a mais de sete mil quilômetros de distância. 

Baba Lena posa em praia da Tailândia.

Em Moscou, na Rússia.

Publicidade

Fotos: Baba Lena/Facebook


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.