Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Com o passar da pandemia e a ampliação dos estudos a respeito da Covid-19 torna-se claro se tratar de uma doença mais complexa do que se pensava – e com possíveis efeitos colaterais inesperados e consequências inusitadas sobre a saúde dos pacientes. Como a perda do olfato e do paladar, um dos sintomas mais recorrentes entre os casos da doença, e uma das mais custosas consequências mesmo após passado o período de infecção – capaz de tirar a alegria de se sentir o cheiro e o gosto das coisas, mas também de prejudicar ou mesmo encerrar a carreira dos profissionais que dependem do paladar e do olfato para trabalhar.
Perda de olfato é um dos sintomas mais recorrentes da Covid-19 Getty Images
Alguns relatos mostram que às vezes não só desaparecem o cheiro e o gosto das coisas, como muitas vezes tais aspectos outrora deliciosos se tornam terríveis dentre os pacientes da Covid. Segundo pesquisas, mais da metade dos infectados pelo vírus no mundo perderam, parcial ou completamente, o olfato e o paladar – e isso inclui provadores da indústria alimentícia, cervejeiros, cozinheiros, trabalhadores da perfumaria, sommeliers e tantos outros profissionais que usam tais sentidos como instrumentos de trabalho.
A sommelier Suriya Bala, que perdeu o olfato por conta da Covid-19 © Divulgação
Uma reportagem do The Guardian reuniu alguns relatos de tais casos – como Suriya Bala, uma guia turística de vinho e comida do bairro de Notting Hill, em Londres, que viu seu negócio profundamente abalado depois de perceber que, mesmo passados três meses de seu diagnóstico, sua habilidade olfativa se encontrava prejudicada – e o quanto tal impacto é profundo. “Sem o odor você não tem o sabor”, comentou. “Eu agora consigo sentir as extremidades dos sabores, mas não o meio, as nuances, as notas perfumadas – tudo aquilo que forma, por exemplo, a experiência do vinho, se foi. Tornou-se realmente uma experiência vazia”, concluiu.
A perda do paladar também tem sido reportada pelos doentes de Covid-19 © Getty Images
O caso de Bala é exemplar, mas seguramente é somente um em um universo de milhares de pessoas que viram seus trabalhos afetados diretamente por essa consequência inesperada de uma doença sorrateira – e o vinho, antes sua grande paixão, agora se parece, segundo ela, com “um copo de água com sal”. Ela vem treinando novamente seu olfato e paladar para tentar retomar o trabalho, mas sem saber ainda se será o suficiente. “Se eu não conseguir recuperar totalmente meus sentidos, não consigo me imaginar seguindo no mundo dos vinhos e das comidas – o prazer foi arrancado”, ela disse. “Fiquei um tanto inútil diante do que fazer, é algo que mudará minha vida de tal forma que eu não gosto nem de pensar”.
© Shutterstock
Publicidade
Uma sandália datada do século 4 d.C., período conhecido como Idade do Ferro, foi achada por um alpinista na Horse...
Como o planeta vivo que é, a Terra se transforma sem parar. A dimensão de seu tempo, no entanto, é infinitamente...
Quando as pessoas pensam em assédio sexual, muitas vezes pensam em casos entre funcionários e seus colegas ou...
A gente sempre associa a natureza à paz e ao silêncio. A calma visão de uma plantinha pode nos trazer a um estado de...
Um exemplo da importância do conhecimento científico e do acompanhamento médico foi revelada através do caso de um...
Em tempos em que boas notícias sobre o meio ambiente estão difíceis de se achar, um respiro. Pesquisadores da...
Um sentimento misto e contraditório vem tomando conta dos fãs de "Game of Thrones": ao mesmo tempo que nós não...
O cometa Neowise está brilhando para espectadores da Terra desde a semana passada. Embora ele não apareça nos céus...
Você pensou que veria carros voadores ou até mesmo a cura para o câncer no século 21, certo? Aparentemente, o...