Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Amanda Gorman foi a poetisa estadunidense de 22 anos responsável por recitar um texto de autoria própria na cerimônia de posse do atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Em 20 de janeiro de 2021, Amanda leu o certeiro poema “The Hill We Climb” (“A colina que escalamos”, em tradução livre) e alcançou milhões de pessoas com palavras sinceras, honestas e esperançosas.
Como forma de homenagear e apresentar ainda mais qualidades da jovem (além das já percebidas durante a cerimônia), o site “Messy Nessy Chic” selecionou seis curiosidades sobre a vida e a trajetória de Amanda Gorman, que hoje reúne mais de três milhões de seguidores no Instagram (@amandascgorman).
“Você pode colocar isso no seu calendário do iCloud”, disse Amanda a um repórter do “New York Times”, em 2017, após se tornar a poeta inaugural mais jovem da história dos EUA. Amanda tem grande interesse por educação, igualdade de gênero e justiça ambiental.
Após a posse do presidente Biden, Hillary Clinton confirmou a trajetória política de Amanda e disse que vai garantir pessoalmente que a jovem concorra à presidência em 2036.
Amanda Gorman fez uma performance emocionando do poema ‘The Hill We Climb’ na cerimônia de posse de Joe Biden
Apesar de não parecer, Amanda tem dificuldades na pronúncia da letra “r”. “A ruína da minha existência humana”, disse ela ao “Harvard Crimson”, em 2018.
Quando criança, estranhos que ouviam a dicção da menina costumavam presumir que ela era uma imigrante britânica ou nigeriana. Mas Amanda nasceu em Los Angeles, prematura, em 1998.
Por ter nascido antes do tempo previsto, a jovem desenvolveu infecções crônicas no ouvido, o que, mais tarde, também a levou a manifestar um distúrbio do processamento auditivo. Tal condição dificulta a compreensão da fala e resultou no impedimento de pronúncia com o qual Amanda convive.
De acordo com a poetisa, uma canção do musical “Hamilton” e o colar de sua avó são de grande ajuda para controlar os nervos e conseguir se apresentar.
Amanda já estudava Sociologia em Harvard quando se tornou a primeira pessoa a ser nomeada poetisa jovem nacional em abril de 2017.
No último ano da graduação, ela recebeu uma bolsa de estudos da Milken Family Foundation e descreveu o tempo como estudante de Harvard como “um privilégio incrível”.
Por outro lado, Amanda também ressaltou o racismo que sofreu na universidade. Ela se lembra de colegas brancos a criticando por não ser capaz de entender latim e a acusando de ser “muito forte e autoconfiante”.
Amanda Gorman comemorando o diploma em Sociologia pela Universidade de Harvard
Contudo, Amanda prefere enfatizar as partes boas. “Eu me encontrei em meio a algumas das mentes mais magnânimas e poderosas que já conheci”, escreveu ela, no Instagram. “Sou muito grata pelas memórias, pelo conhecimento e, acima de tudo, pela amizades”.
Em 2017, Amanda ganhou um subsídio de US$ 10.000 (aproximadamente R$ 54 mil) como parte do OZY Genius Awards, premiação que visa apoiar o próximo grande gênio (ou gênia) da tecnologia no lançamento de uma nova empresa.
Enquanto estudava em Harvard, Gorman começou a trabalhar em um projeto chamado “Generation Empathy” (“Empatia de Geração”, em tradução livre), um projeto de realidade virtual experimental que busca empoderar adolescentes.
Gabrielle Gorman é ativista, cineasta e irmã gêmea de Amanda. Elas foram criadas junto com o irmão por Joan Wicks, mãe solo dos três e professora de inglês.
Foto de Gabrielle Gorman, a irmã gêmea de Amanda
Em 2013, Amanda assistiu a um discurso proferido pela ativista paquistanesa e ganhadora do Prêmio Nobel, Malala Yousafzai, que a inspirou a se alistar como Delegada Juvenil das Nações Unidas na cidade de Nova York.
Amanda escolheu a função para ajudar em um esforço contínuo de encontrar soluções para alguns dos problemas mais urgentes do país, incluindo pobreza, fome, desigualdade e mudança climática.
Amanda Gorman ao lado da ativista Malala Yousafzai
Publicidade
Fotos de destaque: Getty Images // Foto 1: Getty Images / Fotos 2, 3 e 6: Reprodução Instagram/@amandascgorman / Foto 4: Divulgação / Harvard University / Foto 5: Reprodução/Gabrielle Gorman
A presença negra dentro do punk é tão determinante e ancestral quanto o próprio movimento – a começar pela...
O fotógrafo canadense Benoit Paillé está na estrada há 3 anos. Vivendo em um trailer de pouco mais de 6 metros em...
Logo após se formar na faculdade de medicina, em Nova York, William Richard Cunningham Latson, também conhecido como...
Embora os padrões de beleza estejam se desconstruindo e se transformando ao longo do tempo, ainda existe uma ditadura...
De acordo com a definição, o título de doutora honoris causa é concedido a pessoas que se destacaram em sua área...
O designer Garth Britzman criou essa instalação utilizando garrafas PET com líquidos coloridos. Muito legal o...
Deixar os olhos se voltarem pela nonagésima vez para o relógio gigante estampado no celular. Não saber ao certo,...
Após quase 40 anos, o Castelinho da Rua Apa, que ficou famoso em São Paulo pela fama de ser mal assombrado, acaba de...
A morte de Karl Lagerfeld gerou comoção nos quatro cantos do mundo. Também pudera, o alemão de 85 anos era um dos...