Debate

Depilação facial com cera quente vira febre nas redes e pesadelo de dermatologistas

Redação Hypeness - 24/02/2021

Vídeos do TikTok sobre depilação têm causado preocupação em dermatologistas e esteticistas. A nova onda viral na rede social apresenta procedimentos estéticos que aplicam cera às vezes da testa ao dorso de homens e mulheres com o intuito de remover pelos. A técnica levanta alertas sobre possíveis asfixias e problemas graves de saúde. 

Mulheres adultas têm pelos: projeto fotográfico questiona o que há por trás da depilação

No método, a cera é aplicada em todo o rosto. A passagem de ar pelas narinas é possibilitada pelo uso de cotonetes, que impedem a entrada da substância nas vias aéreas e a consequente obstrução da respiração. Cílios e sobrancelhas ficam protegidas com papel. 

Em entrevista à “BBC”, o esteticista Alex Echeverri demonstrou preocupação com o novo método, uma vez que, se algo sair do controle, ele pode asfixiar as pessoas que se submeterem a ele.

Como o Tik Tok esconde usuários ‘feios’ e ‘pobres’ para atrair mais pessoas

@kapsalonfreedomboxmeer##viral_video_tiktok ##fooryou ##viral ##Voorjou ##challenge♬ origineel geluid – Kapsalonfreedom

Não há elemento de controle para evitar o sufocamento do rosto com cera. E a cera endurece. Então pode endurecer nas vias aéreas e ter que ser removida cirurgicamente”, alerta. 

Especialistas do Reino Unido sugeriram que a rede social fizesse um alerta em casos de vídeos do tipo serem publicados. A exemplo do que o Instagram faz com publicações sobre a covid, o TikTok poderia desenvolver uma notificação de aviso aos usuários ao assistirem a vídeos da depilação. No entanto, a rede social não vê problema nas publicações uma vez que, em tese, elas estão sendo feitas por profissionais capacitados. 

A Associação Britânica de Dermatologistas faz coro às palavras de Alex e demonstra preocupação, principalmente, com a possibilidade das pessoas resolverem reproduzir a depilação em casa. 

Mulheres postam suas barrigas nuas e naturais no TikTok para promover a autoaceitação

A depilação é um processo traumático para a pele, especialmente para áreas sensíveis, como as que se encontram ao redor dos olhos. Essas áreas podem ficar inflamadas e irritadas. Em alguns casos, podem surgir pequenas espinhas ou abcessos cheios de pus”, diz Anhali Mahto, dermatologista.  

@kapsalonfreedomboxmeer##viral ##tiktok ##voorjou ##fooryou ##voorjoupagina ##kapsalonfreedomboxmeer♬ origineel geluid – Kapsalonfreedom

Publicidade

Fotos: TikTok/kapsalonfreedomboxmeer


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Diana em ‘The Crown’, atriz se identifica como queer; entenda