Inovação

DF terá distribuição gratuita de absorventes em escolas e unidades de saúde

Redação Hypeness - 02/02/2021 | Atualizada em - 03/02/2021

Segundo uma nova lei, os absorventes serão distribuídos de forma gratuita nas escolas públicas e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Distrito Federal. O projeto foi sancionado no último dia 12 de janeiro e tem como objetivo levar o item de higiene básica a todas as mulheres em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública local.

A lei é de autoria da deputada distrital Arlete Sampaio (PT), foi sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) e partiu de uma iniciativa do movimento Girl Up , da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fotografia de divulgação da deputada Arlete Sampaio

Deputada Arlete Sampaio (PT), autora do projeto de lei para permitir a distribuição gratuita de absorventes

Nas escolas , os absorventes serão oferecidos para alunas dos últimos anos do ensino fundamental e de todo o ensino médio. Nas unidades de saúde , o item será disponibilizado junto com outros insumos de higiene para as pessoas em situação de vulnerabilidade que menstruam.

No Brasil, é comum que mulheres (ou homens trans com útero) sem condições de comprar absorventes utilizam formas anti-higiênicas de absorver a menstruação .

Em prisões femininas, por exemplo, relatos de mulheres que utilizam miolo de pão para conter o sangue menstrual são terrivelmente corriqueiros.

Imagem de três absorventes: um tradicional, um interno e um fechado

No Brasil, absorventes não são itens perda para uma parcela vulnerabilidade de mulheres em situação de vulnerabilidade

“O governo do Distrito Federal sancionou um projeto de lei de minha autoria que altera a lei sobre atenção integral à mulher e à figura de política menstrual” , defendida Arlete Sampaio.

“Entre outras coisas, a oferta de absorventes higiênicos para, sobretudo, estudantes do ensino fundamental, dos últimos anos, e do ensino médio que não têm condições de adquirir o absorvente.”

“São itens fundamentais, inclusive, para garantir a presença dessas estudantes nas escolas” , finalizou a deputada.

Com informações do ” Yahoo! Notícias “.

Publicidade

Fotos de destaque: Getty Images // Foto 1: Divulgação / Arlete Sampaio / Foto 2: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Feira universitária tem mais de 100 mil vagas de estágio