Futuro

ESG: o que é e por que é tão importante para o futuro?

por: Redação Hypeness

O mundo corporativo costuma se valer de termos e conceitos que, por mais acostumados que estejamos com seus usos, muitas vezes não paramos para pensar o que de fato querem dizer – e um desses casos mais comuns hoje se dá com a palavra “sustentabilidade”. Sabemos de forma vaga e indireta o que tal conceito quer dizer, mas muitas vezes é difícil estabelecer seu sentido concreto, a respeito de uma determinada marca, em especial quando se trata de investir com responsabilidade e consciência ambiental nessa ou naquela empresa. Ou não investir: é nesse ponto que entra em cena a sigla “ESG”, que especifica em tópicos o “grau” de sustentabilidade de uma empresa – sigla essa que você possivelmente também já viu mas provavelmente não conhece de fato seu significado.

 Ao invés de manter indefinida a medida do compromisso de determinada empresa com as práticas sustentáveis, a ESG segmenta tal questão em três vetores centrais, para medir a performance socioambiental e de governança corporativa de uma marca na hora de se investir. Esses três fatores formam, em inglês, a sigla, surgida em 2005 em um relatório liderado pela ONU: Environmental ou Ambiental, Social e Governance, ou Governança. Utilizando tais frentes como medição e paradigma, torna-se possível determinar as atitudes e medidas de uma empresa para reduzir seus impactos ambientais, tornar o mundo um lugar socialmente mais justo, e ainda melhor administrado, de forma mais humana, eficaz e responsável.  

 A preocupação ambiental em uma empresa é provavelmente a mais identificável dentre as frentes que compõem a sigla – referindo-se às medidas diretas realizadas pela companhia para reduzir ou compensar as emissões de gases de efeito estufa, gestão de resíduos, utilização de recursos naturais e eficiência energética, entre outros fatores. No campo social estão o respeito e o investimento em diversidade – a preocupação e o compromisso de uma empresa com tornar seu corpo de funcionários mais amplo, diverso e inclusivo –, os direitos humanos, a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, as práticas de proteção ao consumidor e seus direitos e o relacionamento com as comunidades locais. 

A área de Governança, por fim, investiga de que forma uma empresa melhor lida com os direitos e as responsabilidades na hora de gerir um negócio – partindo de cima da pirâmide: os conselheiros, diretores, acionistas, gerentes e CEOs. Estabelecimento de políticas justas e corretas de trabalho, respeito às leis e aos direitos trabalhistas, políticas de remuneração e distribuição, diversidade dentro do Conselho de Administração e Diretoria, transparência e mais. 

Conforme o compromisso com a sustentabilidade se torna mais urgente e investidores buscam investimentos sustentáveis, a performance ESG se torna essencial para o desempenho geral de uma empresa. “Os holofotes se voltaram tanto para a importância das questões sociais e ambientais quanto para a mensagem mais clara que os investimentos ESG podem, em alguns casos, aumentar os retornos, ao mesmo tempo em que ajudam a moldar um futuro melhor”, diz o relatório publicado por Marcela Ungaretti no site da XP Investimentos sobre o tema como tendência para 2021. “No fim, investimento ESG é aquele que combina lucro com propósito, e esperamos que esse movimento persista e acelere ainda mais no Brasil no próximo ano”.  


Fica claro, portanto, o quão urgente e ao mesmo tempo complexo tal tema pode ser – e para quem quer se aprofundar nesse universo, nada melhor que um dos maiores eventos sobre o assunto no planeta: a Expert XP ESG, que acontecerá entre os dias 02 e 05 de março, das 11h às 20h diariamente.

O evento é realizado pela XP Investimentos e será 100% digital e gratuito, com o intuito de informar o consumidor e o investidor sobre sua responsabilidade e seu potencial para, literalmente, transformar o mundo e o futuro através de um investimento sustentável e consciente. Para isso, alguns dos mais importantes nomes ligados ao tema no planeta ampliarão cada um dos tantos desdobramentos que os assuntos ligados ao ESG. A inscrição no evento e maiores informações podem ser acessadas no site da Expert XP ESG – um portal para um investimento mais verde e para um futuro melhor.

Para saber mais clique aqui.

 

 

 

Publicidade

© fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudo busca voluntários para tratamento com cannabis contra ansiedade e insônia