Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Ir a um restaurante. Que saudades disso, hein? Penso que a primeira coisa que farei após a quarentena e essa bagunça pandêmica é ir a um restaurante.
Quero ter a sensação de ser recebido, sentar, ouvir ‘já sabe o que você gostaria de pedir?’, ser brindada com ‘excelente escolha’, tomar uma taça de Chardonnay e decidir o que pedir para a sobremesa.
Mais importante ainda, é a oportunidade de receber sorrisos, com alegria e facilidade, como nada mais existe neste mundo, exceto aquele restaurante, a comida, sua companhia para aquele momento… e o garçom.
Mas é aqui que fica complicado. Em um ambiente tão agradável como um restaurante, os garçons ainda precisam lidar, muitas vezes, com pessoas bastante irritantes.
Comportamentos mal educados, exigências sem sentido e muita arrogância fazem parte do dia a dia de quem atende clientes.
Para aqueles que estão se perguntando quais são as regras que não estão escritas, eu diria que metade é bom senso, metade é educação, paciência e compreensão.
Mas vamos ouvir os próprios garçons que compartilharam respostas honestas à pergunta: “Quais regras não escritas os garçons de restaurantes desejam que os clientes sigam?”, postada no Quora:
“Quando crianças choram e choram e choram e choram em um restaurante, outras pessoas acham isso irritante. Por favor, leve seu filho para fora por um momento para acalmá-lo”.
“Nunca estale os dedos para um garçom, bartender, ninguém. Nunca”.
“Não dê em cima de garçonetes. Não toque nas garçonetes. Não tente beijar. Deixe as garçonetes fazerem seu trabalho em paz – e dê gorjeta a elas no final”.
“O garçom não é seu amigo, seu namorado, seu conhecido intimo? Não? Então não toque nele”.
“Se o Google disser que o restaurante fecha às 23h, o momento certo para fazer o pedido não é três minutos antes de fechar. Os funcionários não são pessoas dispostas a trabalhar horas extras todos os dias, como se não tivessem vida própria”.
“Por favor, saia do celular enquanto está fazendo seu pedido. Um pouco de foco vai bem”.
“Por favor, não sente em uma mesa que ainda está suja. Em primeiro lugar, é nojento. Por que você se sentaria apoiando os braços na sujeira de outra pessoa? Em segundo lugar, se não estiver limpo, significa que os funcionários do lugar ainda não estão prontos para atender você naquela mesa. Agora alguém tem que limpar desajeitadamente a mesa e enxugá-la enquanto sua bunda impaciente fica sentada ali, atrapalhando”.
“Não peça nada que não esteja no menu. Já me deparei com muitas situações em que os clientes querem fazer seu próprio prato que não está no menu (pedindo peixe com batatas fritas em um restaurante italiano). Talvez seja porque eles não sabem ler e, portanto, não conseguem entender nada do que o menu diz. Esse menu existe por uma razão. Leia-o. Este não é um serviço de chef privado”.
“Eu odiava quando os clientes tentavam me ajudar. Não me interpretem mal. Aprecio o gesto, mas quando um cliente tirava coisas da minha bandeja ou da minha mão, ficava perigoso”.
“O restaurante não é sua casa, você é apenas um cliente pagante. Nós entendemos isso e respeitamos isso, mas não se esqueça de que você é um convidado. Além disso, é bom lembrar que você não é o único convidado. Existem outras pessoas ali também. Portanto, quando você solicitar que desligem o som, liguem as luzes ou ajustem o aquecimento / ar condicionado, saiba que pode não ser possível, mesmo que você peça com educação. Exigir que a sua vontade seja feita, não é apenas desrespeito (porque você essencialmente trata o restaurante como se fosse sua casa, e os atendentes como servos que o administram para você), você também está desrespeitando os outros clientes, já que eles podem não desejar as mesmas acomodações que você”.
“Entenda que quando o bar está cheio, ele está cheio. Você é mais do que bem-vindo para ficar no bar, mas se todos os lugares estão ocupados, aguarde a sua vez. E, pelo amor de Deus, não tente sentar-se nos lugares de outros clientes enquanto eles estiverem no banheiro. O mesmo vale para restaurantes. Se está cheio, vai demorar mais para sair seu prato. Simples assim”.
“Alergias. Se a verdade é que você não gosta de comida, é só dizer isso. Diga que você não gosta de pimentão. A quantidade de trabalho que acontece na cozinha quase nunca é vista no salão. Respeite a equipe, não aumentando essa quantidade de trabalho se não for necessário”.
“Não peça uma moqueca se seu filme começa em 15 minutos. Só isso”.
“O menu não é uma tela em branco aberta à sua imaginação, infelizmente. Tenho encontrado clientes que perguntam quais ingredientes temos e começam a construir sua própria refeição com base neles. Eu conheço a luta de ser um cliente exigente e não ser capaz de aceitar nada do menu devido a alergias perigosas, mas não seja exigente em vão”.
“Se você está em 2, vai ficar em uma mesa para 2. As mesas para 4 pessoas estão reservadas para as pessoas que chegarem em grupos de 4 pessoas. Parece simples, mas muita gente reclama e é desagradável com os atendentes simplesmente por que quer uma mesa maior do que precisa. Mais uma vez, ali não é a sua casa”.
Publicidade
A adoração do povo argentino por Diego Maradona é tamanha que existem igrejas no país em celebração ao...
Isolamento social é a regra agora, mas ela pode e deve ser usada com criatividade. Afinal, sabia que algumas das...
Depois de não conseguir um emprego promissor, o americano Frederick Callison se viu sem alternativas senão morar nas...
Taís Araújo compartilhou no “Roda Viva” uma experiência triste, porém com um desfecho lindo, que viveu ao lado...
Depois de 35 anos de proibição nos cinemas, os moradores da Arábia Saudita finalmente terão a oportunidade de ver...
Yoko Ono é uma daquelas artistas que está sempre surpreendendo. Mesmo já tendo passado dos 80 anos, ela continua com...
Ser diagnosticado com câncer é sempre assustador. Quando o paciente é uma criança, as coisas parecem ainda piores....
Por mais que se tenha o direito de achar algo bonito ou feio, não há qualquer motivo real que não o machismo...
Um glaucoma tirou há três anos a visão de Rogério Gomes da Silva, mas não tirou em nada sua possibilidades de vida...