Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um levantamento do Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato mostrou que grupos de evangélicos missionários na Amazônia estão propagando fake news do movimento antivacina para povos indígenas, uma das populações mais afetadas pela covid-19. Diversos relatos, inclusive de fontes oficiais, mostram que há rejeição à imunização por parte de diversas aldeias ao redor do país.
– ‘Respira Xingu’ alerta para pico de infecções e mortes por Covid-19 no coração da Amazônia
Indígena guarani da Aldeia Mata Verde Bonita sendo vacinada
Um documento da Divisão de Atenção a Saúde Indígena, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, afirma que há indígenas se recusando a tomar vacina. A motivação? Segundo o documento obtido pela Globonews, a aldeia, que teve seu nome preservado, está “com medo, devido a informações errôneas via rádio, que os indígenas iriam morrer após 15 dias que tomarem a vacina, ou então iriam virar jacaré e várias outras informações que parentes passaram via rádio de outras aldeias do Alto Tapajós”, diz o documento do DSAI.
Um ofício da Associação Brasileira de Antropologia indica que a desinformação sobre a vacinação está tão espalhada que pode gerar até uma “onda de suicídios”. Além disso, sabe-se que a mortalidade da covid-19 é 16% maior entre os indígenas; dados da Sesai mostram que já foram 567 indígenas vitimados pela doença.
– Covid-19 mata último homem do povo Juma; indígenas convivem com falta de dados e proteção
“Entre a população indígena de Dourados, Panambi e Caarapó (MS), circulou um áudio por Whatsapp onde era dito que junto com a vacina seria injetado um “chip líquido”, por meio do qual as pessoas seriam manipuladas. Até mesmo os agentes de saúde indígena no MS estariam se negando a receber a vacina”, diz a carta da ABA. Foram encontrados relatos semelhantes entre os povos Tremembé, no Ceará, Xavante, no Mato Grosso, e Tuxá, na Bahia.
A forte presença de missões religiosas entre aldeias indígenas é fato conhecido, em especial, na Amazônia. A concorrência entre os agentes privados de igrejas e os agentes de saúde pública se acirrou em decorrência da vacinação. Também é notório a rejeição de certas organizações da fé evangélica à ciência. É possível ter como exemplo uma recente fala de Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus:
“O mundo inteiro está ajoelhado diante dessa maldição, dessa praga chamada coronavírus. Mas, o pior de tudo é que a maioria das pessoas não sabe que a maior praga não é a coronavírus, é a coronadúvida, e para você enfrentar o coronavírus, que é a coronadúvida, você que está ileso do coronavírus, você tem que estar com o antídoto que é chamado de coronafé”, afirmou Macedo em um culto.
Segundo pesquisa Datafolha de 2017, um terço da população indígena é da fé evangélica. E os riscos da propagação de fake news endossada por pastores influentes como Edir Macedo e Silas Malafaia, podem ser um tiro no pé na própria ancestralidade.
“É possível perceber que, nas florestas do Purus ou nos bastidores do Palácio do Planalto, a cloroquina continua sendo a mão de Deus. E a vacina, produto da ciência e das políticas do Estado de direito, um adversário inoportuno da coronafé“, afirma Miguel Aparicio, que é antropólogo, professor do Programa de Antropologia e Arqueologia e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Sociedade na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
Publicidade
O casal Farosella tem se tornado cada vez mais real no mundo da internet, mas parece que ele ficará só por lá...
Demétrio Campos Santos já nasceu diferente, relata a mãe, Ivoni Conceição Campos Santos. “Ele era eufórico,...
Por décadas a casa conhecida como “Mansão Playboy” foi cenário de algumas das mais luxuosas e exclusivas festas...
Neste Dia Internacional de Combate à Homofobia a Rádio Jovem Pan, em parceria com a Lew'Lara\TBWA, criou a campanha...
A empresa MSCHF está literalmente dando dinheiro para os tiktokers que consigam fazer suas campanhas contra a...
As tensões raciais nos Estados Unidos ganharam novos contornos. No dia 11 de novembro, um segurança negro de um bar...
Jair Bolsonaro não gostou nada dos comentários de Angela Merkel, que além de cobrar medidas consistentes do Brasil...
Um texto sobre machismo está chamando a atenção de muitos usuários do Facebook. Com mais de 41 mil...
Quando o ator e humorista Paulo Gustavo estava internado em estado grave batalhando contra a covid-19, o pastor José...