Empreendedorismo

Evento 100% digital e gratuito coloca investimento ESG como pauta para transformação

Redação Hypeness - 19/02/2021 | Atualizada em - 25/02/2021

A questão ambiental há muito deixou de ser pauta exclusiva de biólogos, geógrafos, ambientalistas, ativistas e políticos, e hoje é necessariamente ponto central em qualquer campo de atuação – até mesmo no universo das finanças e dos investimentos. E o mesmo vale para as questões sociais: não se trata mais, afinal, de somente construir um mundo melhor para o futuro, mas sim de possibilitar que esse futuro de fato aconteça. Por saber que um amanhã verde não é somente responsabilidade de governos e de iniciativas diretas que o evento Expert XP ESG foi desenvolvido – para ser o maior evento virtual sobre o tema no Brasil, reunindo especialistas do mercado para discutir justamente esse movimento coletivo e promover o debate no universo dos investimentos. Mas o que a sigla ESG quer dizer? E como será esse evento?

“ESG” vem de uma sigla em inglês, que se refere aos termos “Ambiental”, “Social” e “Governança” – apontando os outros nortes que um investimento consciente precisa ter, para além das métricas econômico-financeiras. Sabendo o quanto o campo econômico determina, direta ou indiretamente, o futuro das questões ambientais e sociais, trata-se, portanto, de um investimento que inclui os parâmetros ESG entre seus critérios fundamentais. Tais pontos determinarão tanto o futuro do planeta quanto o resultado desta ou daquela empresa: o sucesso de uma marca necessariamente estará ligado ao posicionamento em relação às questões ESG – e, por isso, hoje o conceito de investimento sustentável (ou investimento ESG) é central, e é disso que o evento Expert XP ESG se trata. 

É possível detalhar a partir de cada parte da sigla o que tais conceitos significam na prática. Os fatores ambientais para um investimento sustentável são, por exemplo, o uso de recursos naturais, a pegada de carbono e as emissões de gases de efeito estufa, a eficiência energética, o impacto de poluentes e a gestão de resíduos e efluentes de uma determinada empresa. Entre os fatores sociais que podem determinar um bom investimento sustentável estariam as políticas e as relações de trabalho, inclusão e diversidade, treinamento e engajamento dos funcionários, relações com a comunidade, direitos humanos, privacidade e proteção de dados no contexto de uma empresa. Por fim, entre os fatores de governança estão a independência de conselho, as políticas de remuneração da alta administração, e a diversidade na composição do conselho de administração e alta liderança executiva, tal qual a estrutura dos comitês de auditoria fiscal, ética e de transparência.

Ainda que se trate de conceitos elementares num primeiro olhar, a aplicação de tais métricas para um investimento é trato complexo e cheio de possibilidades – e são justamente esses diferentes aspectos que irão dividir os dias da Expert ESG, evento 100% digital e gratuito que acontece entre 02 e 05 de março. Cada um dos quatro dias do evento virtual representará um desses campos, e terá uma das letras da sigla em foco. O dia “E” será relativo aos temas do meio-ambiente, um dia “S” para os temas de impacto social, um dia “G” para as questões de governança e, enfim, um dia “ESG” para falar diretamente dos investimentos sustentáveis – explicando enfim como cada um dos temas pode ser aplicado no universo dos investimentos.

Os dias serão plenos de painelistas e encontros, e cada um terá destaques e eventos especiais. No dia 02/03, o autor do livro “Cisne Verde”, John Elkington, por exemplo, trará sua reflexão sobre a transição para um capitalismo sustentável e inclusivo; ainda no dia 02, Yuval Harari irá trazer suas “Lições para o mundo pós-coronavírus”, não se restringindo às questões sanitárias e de saúde e mergulhando em aspectos políticos e ideológicos para tratar desse mundo por vir. 

Já no dia 03 – o dia “S” – os destaques vão para Jean Case com o painel “Não Tenha Medo”, e Luiza Trajano, Tania Cosentino e Rachel Maia tratando da “Força da Liderança Feminina”. Para o “G” do dia 04/03, as lições de “Como superar a crise de conformismo” virão de Halla Tomasdottir, e Paul Polman e Guilherme Leal irão compartilhar sua visão de mundo no painel “Redefinindo o impacto dos negócios”. No último dia, o destaque entre os painelistas vai para Fiona Reynolds, que irá nos explicar “ESG – Do que estamos falando” – mas muita coisa vai acontecer para além dos eventos aqui destacados, conforme nos mostra a programação no site do evento.

Expert é um evento realizado pela XP Investimentos, que em edições passadas contou com a participação de gigantes como Earvin “Magic”Johnson, Malala Yousafzai e Tony Blair. A edição especial dedicada a ESG em 2021 acontecerá entre os dias 02 e 05 de março, das 11h às 20h, e será totalmente online e gratuita, visando conscientizar o consumidor e o investidor sobre sua responsabilidade e seu potencial para literalmente transformar o mundo e moldar o futuro, investindo como um meio de fomentar um mundo sustentável e consciente. Os primeiros passos para fazermos nossa parte nesse amanhã melhor podem ser dados através da inscrição no evento – para receber mais informações basta incluir seus dados através do site e começar a vislumbrar “um mundo de possibilidades para investir na transformação do mundo”.

Para saber mais clique aqui.

 

Publicidade

© fotos: Getty Images/reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.