Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O prazer de um perfume delicioso invadindo nossas narinas é praticamente inigualável: pouca coisa é tão boa quanto um cheiro bom. Mas o mundo não é feito somente de tais prazeres, e é também um lugar fedorento e desagradável, e todos nós já tivemos de enfrentar alguns cheiros terríveis por aí – segundo a ciência, porém, nenhum aroma se compara, no pior dos sentidos, a podre fragrância da tioacetona, também conhecida como a mais fedorenta substância química do planeta.
Hábito irresistível de cheirar livros ganha finalmente uma explicação científica
O cheiro da tioacetona é tão desagradável que, apesar de não se tratar em si de um composto tóxico, por conta do fedor ela se torna um grande perigo – capaz de causar pânico, náusea, vômito e desmaio a grandes distâncias, sendo capaz de intoxicar a área de uma cidade inteira. Tal fato realmente ocorreu, na cidade alemã de Freiberg em 1889, quando trabalhadores em uma fábrica tentaram produzir o químico, e conseguiram: e por isso causaram o caos generalizado entre a população. Em 1967 um acidente similar aconteceu depois que dois pesquisadores ingleses deixaram uma garrafa de tioacetona aberta por alguns segundos, levando pessoas a passarem mal mesmo a centenas de metros de distância.
A fórmula da tioacetona
Francês inventa pílula que promete deixar flatulências com cheiro de rosas
Curiosamente a tioacetona não é extamente um composto químico complicado, e pouco se explica sobre o motivo de seu fedor tão insuportável – o ácido sulfúrico presente em sua composição é provavelmente o motivador do cheiro, mas ninguém explica o motivo pelo qual seu cheiro é tão pior do que outros, capaz de levar “um passante inocente contra o vento a cambalear, embrulhar seu estômago e fugir em terror”, segundo o químico Derek Lowe. Sabe-se, porém, que a rejeição ao odor do ácido sulfúrico acompanha nossa evolução – associada ao cheiro de alimentos apodrecidos, como uma arma eficaz para evitarmos doenças e intoxicações: daí o terror provocado pelo cheiro de algo podre.
Além de intenso de forma sem igual, o cheiro da tioacetona é, segundo os registros dos casos supracitados, “grudento”, levando dias e dias para desaparecer – os dois ingleses que se expuseram ao componente em 1967 tiveram de permanecer semanas sem encontrar outras pessoas.
Perfume usa neurociência para reproduzir o cheiro da felicidade
O componente é difícil de ser sintetizado por só se manter em estado líquido quando à temperatura de -20º C, tornando-se sólida em temperaturas maiores – ambos os estados, porém, oferecem o assombroso e misterioso fedor – que, ainda segundo Lowe, é tão desagradável que faz com que “as pessoas suspeitem de forças sobrenaturais do mal”.
Publicidade
Não, não é comum ter mais de uma lua cheia em um mês. Por isso o fenômeno, que acontece neste fim de semana, é...
Engana-se quem pensa que o alecrim é somente um tempero para certas receitas: ainda que a planta seja de fato especial...
Toda vez que a NASA e o telescópio espacial Hubble nos mandam notícias, junto chega a certeza de que algo espetacular...
Considerado acontecimento raríssimo pela medicina, dois casos de nascimento “empelicado”, quando o bebê nasce sem...
A ciência nunca parte pelo óbvio, mas nem tudo precisa ser sofisticado. Cientistas conseguiram reconstruir um inseto...
Se ser aprovado e tornar-se aluno da USP é uma tarefa árdua que exige dedicação, comprometimento e muitas horas de...
Encontrar um novo corpo celeste no universo é feito raro, que muitas vezes toma uma vida inteira de pesquisa para...
Desenvolvido em meados do século XIX, a Aspirina é um dos mais revolucionários e consumidos medicamentos da...
O uso descontrolado de pesticidas químicos em plantações é uma séria questão de saúde pública, por isso a...