Sustentabilidade

Favela do RJ é dona da maior horta comunitária da América Latina, mostra Voz das Comunidades

Redação Hypeness - 24/02/2021 | Atualizada em - 25/02/2021

É na zona Norte do Rio de Janeiro, mas precisamente em Manguinhos, que está a maior horta comunitária da América Latina. Desde 2013, a área de cultivo ocupa um espaço que antes era ocioso e emprega 21 moradores da região. A produção por mês da colheita da horta costuma ficar em torno de duas toneladas de alimentos.  

A horta comunitária que produz alimentos orgânicos em meio a metrópole de SP

Em entrevista ao “Voz das Comunidades”, Ezequiel Dias, que trabalha na horta como agente integrador, explica que os horteleiros plantam, semeiam e colhem as verduras. A produção é comercializada tanto na Ceasa, quanto nas barracas da horta em Manguinhos. Há também os dias em que parte da colheita é doada a moradores da comunidade. 

Na minha vida essa horta foi tudo porque eu me aposentei e fiquei meio chateada da vida. Aí apareceu esse projeto da horta e eu falei ‘se me chamarem eu estou dentro’”, conta Dione Enedina, uma das trabalhadoras da horta. “Essa horta caiu do céu porque me ajudou muito e está me ajudando até hoje”, diz. 

Esta cartilha é a solução para quem deseja ter uma horta na cidade grande

Dione Enedina trabalha na horta comunitária de Manguinhos.

A iniciativa faz parte do programa Hortas Cariocas, idealizado pela prefeitura do Rio desde 2006. O objetivo do projeto é contribuir com a redução dos índices de ocupação irregular em terrenos ociosos ao mesmo tempo em que promove a inclusão social dos moradores locais. Estima-se que 800 famílias sejam beneficiadas pela horta comunitária de Manguinhos todos os meses. 

De acordo com o portal da prefeitura, o programa conta com 40 unidades produtivas, sendo 17 em comunidades de baixa renda. Segundo o secretário municipal do meio-ambiente, Eduardo Cavaliere, a horta comunitária de Manguinhos “transformou um território que era uma cracolândia”.

Ele tem uma horta na laje de casa com mais de 150 espécies de plantas

Publicidade

Fotos: Voz das Comunidades/Twitter


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.