Na pandemia, toda oportunidade de alegria deve ser abraçada – e se atualmente as reuniões, sejam elas profissionais, sejam afetuosas, fraternas ou familiares, precisam acontecer por videoconferência, então que tal incluir uma forte dose inesperada de fofura, alegria e graça, através de um convidado realmente surpreendente para as vídeo calls? Se a internet já nos ensinou que tudo fica melhor se tiver uma cabra incluída, essa regra também vale para as reuniões remotas por vídeo – e foi por saber disso que um fazendeiro britânico iniciou o serviço “Goat on Zoom” que, em tradução livre, quer dizer Cabra no Zoom.

O que começou como uma piada se tornou de fato um negócio lucrativo – com centenas de pessoas pagando 5 libras – equivalentes a cerca de 37 reais – para ter a participação, ao vivo e em cores, de uma simpática cabra por cinco minutos durante sua reunião no Zoom. O empreendimento surgiu como uma forma de procurar contornar as dificuldades financeiras que a Cronkshaw Fold Farm, fazenda na Inglaterra de Dot McCarthy, enfrentou por conta da pandemia. Após abrir a fazenda para visitas e usos educacionais, ela brincou com os amigos sobre oferecer a “companhia” das cabrinhas para vídeo conferências – e todos acharam a ideia ao mesmo tempo tempo louca e irresistível. Ela então fez um site para ver o que acontecia – e tudo aconteceu.


No dia seguinte sua caixa de e-mails já estava lotada de pedidos e propostas, seu telefone não parava de tocar, e a agenda das cabrinhas já se encontrava lotada – e desde então os lucros da fazenda subiram mais de 50 mil libras só através da fofura online dos bichos, em valor equivalente a mais de 370 mil reais.

Todo o valor é reinvestido na própria fazenda e no bem-estar dos animais, que podem fazer o que quiserem durante os cinco minutos – incluindo gritar, saltar, comer ou dormir.

As cabras da fazenda

São sete cabras disponíveis para as reuniões: Lulu, Ozymandias, Lisa, Elizabeth, Lola, Margaret e Sabastian, e a “participação” pode acontecer em qualquer serviço de vídeo conferência, como Zoom, Microsoft Teams, Skype, Google Hangouts e mais. Segundo Dot, a relação entre os clientes e os bichos vem sendo de tal forma afetuosa, que há famílias que agendam o “encontro” com uma cabra em particular toda semana – o bicho já se tornou o pet virtual para o grupo.

A ideia, segundo Dot, é contornar a crise oferecendo o amor, a alegria e a graça que só as cabras possuem – mesmo que remotamente.
