Ciência

Fevereiro celebra Yemanjá e tem ainda chuva de meteoros e encontro entre Lua e Marte

Redação Hypeness - 22/02/2021 | Atualizada em - 24/02/2021

Nestes anos nada fáceis, algumas conjunções no céu deram aquela ponta de alegria no coração do quarentenado. Se no final de 2020 tivemos Júpiter e Saturno mais próximos do que nunca (por nunca entenda-se desde a Idade Média), em janeiro os dois planetas saíram da nossa vista terrestre e se esconderam atrás do Sol.

Em fevereiro, mês que começou com homenagem à Yemanjá, rainha dos mares, no dia 2, teve logo uma bela e visível chuva de meteoros no dia 8.

Por volta do dia 11, os planetas gigantes voltaram a bater na nossa vizinhança, aparecendo alinhados no final da madrugada, quase junto com a chegada do Sol para clarear o dia.

Mas a grande verdade é que essa proximidade, ou conjunção, é só para nossa percepção terrestre, já que estes planetas continuam em suas próprias rotas.

“Do ponto de vista do observador, que está na Terra, os astros parecerão estar mais próximos, mas na verdade não estão. O que existe é um alinhamento, ou seja, estão na mesma direção, mas cada um está na sua órbita”, explicou o professor e astrônomo amador, Maico Zorzan, membro do Clube de Astronomia Edmond Halley (Caeh) em entrevista ao GMC Online.

No final do mês, Mercúrio participa dessa festa – que bom que tem alguém aglomerando sem problemas nesse universo! – e se junta à dupla, podendo ser visto neste pré nascer dos primeiros raios solares.

No dia 18, a Lua em quarto crescente posiciona-se logo abaixo do planeta vermelho. O par pode ser observado a noroeste na primeira metade da noite.

As próximas conjunções visíveis nas primeiras horas do dia neste mês de fevereiro ficam com a Lua e Mebsuta, estrela da constelação de Gêmeos, que se encontram no dia 24, e a conjunção entre Saturno e Mercúrio, no dia 28.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Betelgeuse tem enigma solucionado: estrela não estava morrendo, estava ‘parindo’