Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Nestes anos nada fáceis, algumas conjunções no céu deram aquela ponta de alegria no coração do quarentenado. Se no final de 2020 tivemos Júpiter e Saturno mais próximos do que nunca (por nunca entenda-se desde a Idade Média), em janeiro os dois planetas saíram da nossa vista terrestre e se esconderam atrás do Sol.
Em fevereiro, mês que começou com homenagem à Yemanjá, rainha dos mares, no dia 2, teve logo uma bela e visível chuva de meteoros no dia 8.
Por volta do dia 11, os planetas gigantes voltaram a bater na nossa vizinhança, aparecendo alinhados no final da madrugada, quase junto com a chegada do Sol para clarear o dia.
Mas a grande verdade é que essa proximidade, ou conjunção, é só para nossa percepção terrestre, já que estes planetas continuam em suas próprias rotas.
“Do ponto de vista do observador, que está na Terra, os astros parecerão estar mais próximos, mas na verdade não estão. O que existe é um alinhamento, ou seja, estão na mesma direção, mas cada um está na sua órbita”, explicou o professor e astrônomo amador, Maico Zorzan, membro do Clube de Astronomia Edmond Halley (Caeh) em entrevista ao GMC Online.
No final do mês, Mercúrio participa dessa festa – que bom que tem alguém aglomerando sem problemas nesse universo! – e se junta à dupla, podendo ser visto neste pré nascer dos primeiros raios solares.
No dia 18, a Lua em quarto crescente posiciona-se logo abaixo do planeta vermelho. O par pode ser observado a noroeste na primeira metade da noite.
As próximas conjunções visíveis nas primeiras horas do dia neste mês de fevereiro ficam com a Lua e Mebsuta, estrela da constelação de Gêmeos, que se encontram no dia 24, e a conjunção entre Saturno e Mercúrio, no dia 28.
Publicidade
Desenvolvido em meados do século XIX, a Aspirina é um dos mais revolucionários e consumidos medicamentos da...
A prestigiada Universidade de Stanford, na Califórnia, está mais perto do que você pensa. Se você acha que para ter...
Desde cedo aprendemos que Júpiter, o maior planeta de todo o Sistema Solar, é uma gigante e inóspita bola de gás...
Há dias, satélites no espaço têm acompanhado uma maça gigante e opaca, que encobre parte do Oceano Atlântico. Nas...
A natureza é sempre capaz de nos surpreender com suas cores, sabores, e principalmente como uma fonte perfeita de...
Parem as máquinas, pois um dos maiores inimigos do emagrecimento finalmente encontrou a redenção. Estamos falando do...
No final do ano passado o uso medicinal da maconha foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária...
Beber moderadamente pode ser garantia de uma noite especialmente divertida, mas quem se aventura pelos bares da vida...
O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), um dos maiores negacionistas da pandemia e fomentador de fake news sobre o...