Debate

Filha acusa enfermeira de fingir aplicar dose de vacina contra covid-19 em idosa; veja vídeo

Redação Hypeness - 11/02/2021

Depois de tanto esperar pela vacina contra o novo coronavírus a aposentada Floramy de Oliveira Jordão, de 88 anos, diz ter sido enganada pela agente de saúde no momento da aplicação do imunizante

Um vídeo gravado pela filha de Floramy, Luciana Jordão, mostra a profissional injetando a agulha no braço da idosa, mas é possível ver que a dose da vacina permanece na seringa após a aplicação. Aconteceu em Goiânia na última quarta-feira (10) e, após denúncias, a Secretaria Municipal de Saúde investiga o caso. 

– Vacina: demora, corrupção e privilégios ameaçam a imunização brasileira

Agente diz que não percebeu 

Luciana notou que o líquido na seringa não havia sido aplicado e questionou a profissional membra da equipe de vacinação no Setor Universitário. Por sorte, ela estava filmando o procedimento e pôde provar.

“Ela simplesmente enfiou a agulha na minha mãe, tirou e ficou com a seringa para cima. Aí eu falei: ‘Foi muito rápido’. Quando eu olhei para cima, o líquido estava todinho na seringa. Ela não injetou a vacina na minha mãe. Aí eu falei para ela: ‘O líquido está todinho aí, você não vacinou a minha mãe’”, contou Luciana à TV Anhanguera, afiliada da Globo. 

Veja o vídeo abaixo: 

Ao ser questionada sobre o líquido na seringa, a agente de saúde pediu desculpas e disse que não havia percebido. Luciana então ficou ao lado da mãe, garantindo que o procedimento fosse concluído na segunda tentativa. 

Em nota, a Secretaria de Saúde de Goiânia informou que “vai averiguar imediatamente o ocorrido e esclarece que há vacinas garantidas para todas as pessoas acima de 85 anos e que abomina todo e qualquer tipo de irregularidade”. Ressaltou ainda que, se for comprovado “o descumprimento dos protocolos de vacinação, serão tomadas todas as medidas cabíveis em casos dessa natureza”.

Filha acusa enfermeira de fingir aplicar dose de vacina contra covid-19 em idosa

Já o Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO) informou que vai “averiguar se a profissional é de fato da enfermagem” e que, caso positivo, “inicia-se os trâmites de conduta da profissional, conforme estabelecido no Regimento do Conselho”.

Vacinação no Brasil 

O Brasil vacinou cerca de 3,5 milhões de pessoas contra a covid-19

Embora cause medo, a situação vivida pela aposentada Floramy de Oliveira Jordão é exceção entre as 3,7 milhões de pessoas vacinadas contra a covid-19 no Brasil. O estado de São Paulo lidera a corrida com mais de 1 milhão de imunizados. Idosos acima de 90 anos de idade estão sendo vacinados em São Paulo desde o último dia 8 de fevereiro e a capital paulista deu início a vaicnação da faixa etária entre 85 e 89 anos na quinta-feira (11). 

Na sexta-feira (12), diz a prefeitura, pessoas com mais de 60 anos vivendo em situação de ruas também vão receber doses da vacina contra o novo coronavíurs.

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/Jornal Anhanguera/foto 2: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.