Diversidade

Gêmeas trans de 19 anos fazem cirurgia de readequação de sexo inédita

Redação Hypeness - 12/02/2021

O Hospital Santo Antônio, em Blumenau (SC), no Vale do Itajaí, realizou uma cirurgia de readequação de sexo inédita em duas gêmeas de 19 anos. Ambas discutiam a transição para o feminino desde antes da maioridade, tendo sido designadas com o sexo masculino no nascimento. 

Os médicos José Carlos Martins Junior e Cláudio Eduardo, especializados em cirurgia trans e feminização facial, foram os responsáveis pelo procedimento cirúrgico. Segundo a unidade, é a primeira vez que gêmeas passam por esse tipo de procedimento no país.

– O trabalho deste cirurgião está fazendo de Blumenau a capital da mudança de sexo

Gêmeas trans de 19 anos fazem cirurgia de readequação de sexo inédita

Cirurgia pode ser feita no SUS 

Segundo o hospital, a cirurgia de uma delas terminou na noite de quarta-feira (10) e a outra irmã foi operada na quinta (11). As duas estão de repouso no mesmo quarto e ficarão internada por três dias. As gêmeas foram operadas pela rede particular, já que dos cinco hospitais públicos brasileiros que prestam esse serviço, nenhum fica em Santa Catarina. 

– Mastercard sai na frente e permite que transgêneros usem nome social em cartões

Mas o procedimento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com espera de até cinco anos para iniciar o processo. Em hospitais públicos ou particulares, é preciso passar por acompanhamento multidisciplinar por cerca de dois anos antes de se submeter à mudança. 

Em 2020, novas regras para a cirurgia de transição de gênero foram aprovadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), entre elas, uma resolução que amplia o acesso à cirurgia e também ao atendimento básico para transgêneros. A norma reduziu a idade mínima para o início das terapias hormonais de 18 para 16 anos e, também, para procedimentos cirúrgicos envolvendo transição de gênero a partir de 18 anos. Antes era preciso esperar até os 21.

É a portaria nº 2.836, de dezembro de 2011, que instituiu a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, que trata sobre o direito da cirurgia de readequação de sexo e o uso de hormônios.

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.