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Considerada uma das melhores séries de 2020, a produção britânica ” I May Destroy You “, da atriz e diretora Michaela Coel , foi esnobada pelo Globo de Ouro 2021 . A premiação norte-americana prestigia os melhores títulos e profissionais do cinema e da TV dentro e fora dos Estados Unidos todo ano, mas quando um alerta após a indicação da série ” Emily in Paris “, da Netflix, que denominadas duas chamadas bastante questionadas ao prêmio – inclusive por Deborah Copaken , uma das roteiristas.
Em matéria escrita por Deborah ao ” Guardian “, a também jornalista conta ter se surpreendido com a indicação de “Emily in Paris” à melhor série de comédia e à melhor atriz em série de comédia, enquanto o drama “I May Destroy You” foi esquecido pela honraria.
“‘Esse programa’ [‘Posso te destruir’], eu disse a todos que quiseram ouvir, ‘merece ganhar todos os prêmios'” , escreveu um roteirista. “Quando isso não aconteceu, fiquei chocada.”
“‘I May Destroy You’ não foi apenas meu programa favorito de 2020. É meu programa favorito de todos os tempos” , continua ela.
“Ele pega a complicada questão de um estupro – eu mesma sou uma sobrevivente de agressão sexual – ea apresenta com coração, humor, emoção e com uma história construída tão bem que eu tivo que assistir duas vezes, apenas para entender como Coel fez isso” , Deborah completa.
Lançada pela HBO em junho de 2020, “ I May Destroy You ” é protagonizada pela criadora da série Michaela Coel e narra, durante 12 episódios, a jornada de uma mulher que descobre, assimila e procura maneiras de se curar de um abuso sexual.
Muito elogiada pela crítica especializada, uma produção inglesa ficou de fora dos indicados ao Globo de Ouro junto com outros nomes e títulos que também se destacaram em 2020. Esse foi o caso da ganhadora de Oscar Zendaya e da série original mais vista da história da Netflix , “Bridgerton” .
Lily Collins, protagonista de ‘Emily em Paris’ (à esquerda); Michaela Coel, protagonista de ‘I May Destroy You’ (à direita)
No caminho oposto aos elogios numerosos à série de Michaela, “ Emily in Paris ” foi massivamente criticada nas redes sociais por trabalhar personagens muito estereotipados (franceses, publicitários, etc) e temas descolados da realidade político-social da maior parte do planeta .
“‘Emily in Paris” foi ao ar alguns meses depois de eu passar junho e julho marchando por justiça racial pelas ruas de Nova York com meus filhos”, escreveu Deborah sobre o assunto.
“Eu definitivamente pude ver como um programa sobre uma americana branca vendendo luxo branco em uma Paris pré-pandêmica livre de suas vibrantes comunidades africanas e muçulmanas pode irritar”, completou.
Estou animada que ‘Emily in Paris’ foi indicada? Sim. Claro. […] Mas essa empolgação agora infelizmente é temperada por minha raiva sobre o desprezo de Coel. ‘I May Destroy You’ não receber um aceno do Globo de Ouro não é apenas errado, é o que há de errado com tudo.
Deborah Copaken também apontou para a falta de diversidade no Grammy, o maior prêmio da música internacional, e para a presença majoritariamente branca e masculina entre showrunners e roteiristas de Hollywood.
“Minha fúria não é apenas sobre raça. Ou mesmo sobre a representação racial na arte. […] Precisamos premiar programas (e músicas e filmes e peças e musicais) que os mereçam, sem nos importar com a cor da pele de seus criadores”, continua a roteirista, que volta a exaltar a qualidade da obra de Coel.
“Como alguém pode assistir à ‘I May Destroy You’ e não chamá-la de uma obra de arte brilhante ou não considerar Michaela Coel genial está além da minha capacidade de entender como essas decisões são tomadas”, finaliza ela.
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