Inspiração

Grupo de artistas leva teatro e música para hospitais do Rio de Janeiro

Redação Hypeness - 26/02/2021

Cinco artistas amigos uniram talentos para levar um pouco de alegria aos hospitais do Rio de Janeiro. Felipe Haiut, Laura Araújo, Mag Pastori, Nina da Costa Reis e Pedro Nêgo são os fundadores do projeto Conexão do Bem, que inspira pacientes de seis hospitais da capital carioca através de música e teatro

Projeto Risologistas leva alegria e olhar humano a hospitais

O grupo de voluntários do Conexão do Bem em visita a um hospital antes da pandemia.

Antes da pandemia, o grupo saía em cortejo pelos corredores dos hospitais animando homens, mulheres e crianças que estavam internados. Com a chegada do coronavírus, a rotina teve que se adaptar. As apresentações passaram a ser feitas pela internet, em vídeos publicados no YouTube e nas redes sociais, e os links, enviados aos pacientes. 

Conseguimos funcionar remotamente, mantendo relações constantes com setores de humanização. Estamos nos grupos de WhatsApp dentro de cada hospital, com profissionais, acompanhantes e pacientes. Eles recebem os vídeos que produzimos em primeira mão e os vídeos também passam em televisores e espaços em comum dos hospitais”, explica Felipe.

A intenção do projeto é transformar o espaço hospitalar, que costumam ser vistos como “um lugar de doença”. “Ele é um lugar de produção de saúde. Então, se você está ali para isso, é muito importante que você tenha caminhos para se expressar.

No YouTube, o grupo tem publicado performances de músicas animadas de artistas como Rita Lee, Gilberto Gil e Tim Maia. No carnaval, eles fizeram uma especial: “Vai Sacudir, Vai Abalar”, clássico do axé nos anos 1990 interpretado pelo grupo Cheiro de Amor.

As 20 músicas mais escutadas por médicos em salas de cirurgia

Trecho do vídeo com a versão dos músicos do projeto para “Você e Eu, Eu e Você”, de Tim Maia.

No próximo mês, o Conexão do Bem estreia um programa online de entrevistas com convidados, especialistas e participantes do projeto. Eles pretendem falar sobre saúde mental, bem estar e outros temas relacionados ao dia a dia no contexto da pandemia. 

Para a primeira temporada estão confirmadas as participações dos atores Pedroca Monteiro, George Sauma, Shirley Cruz e Karina Ramil. 

Confira as redes sociais do projeto Conexão do Bem: Facebook, Instagram e YouTube.

Publicidade

Destaques: João Atala/Divulgação // Foto 1: conexaodobem.org.br / Foto 2: Reprodução/YouTube


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.