Criatividade

Idosa que achou moedas de ouro da época do Brasil Colônia no quintal se muda por segurança

Redação Hypeness - 03/02/2021 | Atualizada em - 10/02/2021

Nessa semana, uma senhora de 77 anos, moradora da cidade de Colares, no litoral do Pará, teve a surpresa de encontrar centenas de moedas da época do Brasil Colônia em seu quintal. O tesouro, no entanto, acabou se tornando um grande pesadelo para um paraense: atração de populares, invasões ao terreno e a presença de autoridades levaram a paz da idosa, que se mudou do local.

– Naufragado há 113 anos, navio é encontrado com mais de R $ 300 bilhões

Detalhe de uma das moedas encontradas em Colares, no Pará

Moedas do Brasil Colônia causaram atenção de moradores da cidade, que procuram outros tesouros pelas terras de Colares, no estado do Pará

A descoberta acabou chocando as redes sociais e as imagens mostram uma grande quantidade de moedas do século XIX. Impressões mostram o material sendo vendido na internet, mas isso é ilegal. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está avaliando a validade e a validade do patrimônio junto ao governo paraense. Especialistas em moeadas e medalhas afirmam que o valor de um objeto dessa importância histórica pode chegar aos 15 mil reais .

– Este pequeno agricultor de Cuiabá doou 7 moedas antigas ao Museu Nacional

Mudança por causa de tesouro

A dona do terreno se mudou para Belém do Pará após flagrar um desconhecido invadindo o imóvel. Familiares acreditaram que a segurança de todos estava em risco na casa. A história acabou repercutindo muito nas redes sociais e levou a atenção de curiosos.

como moedas encontradas em Colares, no Pará

Muitas moedas do tempo de Brasil Colônia foram encontradas no litoral paraense

“Tem valor de mercado? Tem, mas o pessoal acha que vale milhões de reais. O que era para ser algo legal acabou virando um risco”, reclamou o filho da senhora. Hernani Júnior, de 50 anos, conversou com o UOL para explicar o problema.

Segundo o servidor público, ela foi vítima de violentos por pessoas que desejavam invadir seu terreno para conseguir novas moedas.

“Ela gritou dizendo que chamaria a polícia porque não poderia mexer no terreno. Nisso, o indivíduo a atacou, mas deixou os hematomas no rosto e na cabeça. Depois de chamar os vizinhos, esse homem fugiu e ainda levou o celular. No mesmo dia , levamos minha e mãe e minha tia para Belém para manter a segurança delas “, contou o primogênito.

– Designer cria anéis a partir de unidades mantendo seu aspecto original

O quintal está sendo estudado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo os moradores da região, essas moedas eram comumente encontradas e historiadores apontam que a quantia pode ter alguma relação com a atividade portuária na região, bastante aquecida durante o Brasil Colônia.

Publicidade

Fotos:  Prefeitura de Colares / reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Cadernos inteligentes: modelos práticos e funcionais estão com descontos no Prime Day