Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Uma inscrição de mais de 1500 anos encontrada em uma pedra recentemente descoberta em Israel confirmou para arqueólogos o complexo cenário religioso da região no século 5: a frase “Cristo, nascido de Maria” inscrita em grego na pedra confirma a existência de templos cristãos em assentamentos árabes antes mesmo do advento do Islã. Encotrada no Vale de Jezreel, na cidade Tayibe, ao norte de Israel – região de forte tradição árabe – a novidade sugere que não só o cristianismo poderia ser popular na região até o período, como possivelmente a religião conviveu com o islamismo durante o início do período muçulmano, no início do século 6.
Pedra encontrada com a inscrição em Israel
A descoberta do artefato foi confirmada pelo Instituto de Antiguidade de Israel, como parte da entrada de uma igreja construída no fim do século 5 – a frase foi inscrita em uma pedra que contém outras sete linhas que, destruídas pelo tempo, tornaram-se ilegíveis. “A importância da inscrição é que até agora não sabíamos com certeza se havia igrejas deste período nesta área”, afirmou Walid Atrash, arqueólogo do Instituto, em entrevista.
Outras descobertas anteriores já haviam confirmado a existência de igrejas na região – a importância da novidade, porém, está no período a que corresponde: nenhuma igreja tão antiga havia até então sido descoberta, confirmando portanto a presença cristã na região durante o período bizantino. Segundo Atrash, a nova descoberta “fechou o círculo, e agora sabemos que havia cristãos nesta área durante esta era”.
A pedra foi encontrada em meio a escavações que revelaram também um piso em mosaico, assim de outra igreja datada do período das cruzadas – os estudos agora buscam descobrir se a construção foi levantada por cristãos ou judeus. “A inscrição saúda aqueles que entram e os abençoa. Portanto, é claro que o edifício é uma igreja, e não um mosteiro: as igrejas saudavam os crentes na entrada, enquanto os mosteiros tendiam a não fazer isso”, afirmou Leah Di Segni, outra pesquisadora do Instituto. Segundo os pesquisadores, a igreja provavelmente foi destruída em um dos muitos terremotos que abalaram a região durante o período.
Mosaico encontrado no local onde a pedra foi descoberta
Publicidade
Uma fissura com quilômetros de comprimento na África Ocidental pode causar a separação do chamado Chifre da África...
É sabido que a troca de afeto físico, principalmente entre pais e filhos, é determinante para o desenvolvimento...
Este ano não está fácil para ninguém - ou para nada. Um foguete lançado ao espaço pela China na última...
Foi detectada em Israel a primeira ocorrência documentada de uma pessoa com gripe e Covid-19 ao mesmo tempo. O caso,...
Dislexia é um problema que afeta de 10 % a 15 % da população mundial. Algumas iniciativas já buscam dar...
A Agência Espacial Norte-Americana (NASA), revelou, por meio das redes sociais, uma foto de cair o queixo: trata-se,...
A noite de hoje será especial. Os céus serão tomados pelo maior pico de estrelas cadentes do ano. O evento...
A Nasa conseguiu registrar mais uma cena drámatica e impressionante no espaço. A agência espacial norte-americana...
Se ser aprovado e tornar-se aluno da USP é uma tarefa árdua que exige dedicação, comprometimento e muitas horas de...