Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
As médicas e irmãs Gabrielle e Isabelle Kirk Maddy Lins, que ficaram notórias por furarem a fila da vacinação em Manaus (AM) contrariaram uma ordem judicial e tomaram a segunda dose da CoronaVac. Segundo a decisão do TJ-AM, elas podem ser presas em flagrante. A informação foi apurada e publicada pelo Estado de Minas.
“Vacinada sim!”: filhas de um dos maiores empresários do Amazonas foram nomeadas para trabalhar no SUS na véspera e no dia do início da vacinação contra a covid-19; mesmo após decisão judicial, elas tomaram segunda dose
Tanto Gabrielle e Isabelle são médicas formadas e são funcionárias da Prefeitura de Manaus. Entretanto, a situação de suas contratações é dúbia e pode levar questionamentos; Gabrielle ingressou no serviço público um dia antes da vacinação começar. Isabelle foi contratada no dia seguinte. Ambas são filhas de Nilton Lins, um empresário do ramo da educação, dono da maior universidade privada do Amazonas. As irmãs trabalham na UBS Nilton Lins, nomeada em homenagem ao pai delas.
– Trabalhador que não se vacinar contra a covid-19 pode ser demitido por justa causa, diz MP
As filhas de Nilton Lins foram contratadas para trabalhar em UBS com o nome do pai; depois de críticas, acusaram pessoas de ‘inveja’. MP investiga ambas por furar fila da imunização
Tecnicamente, elas são profissionais de saúde que passaram a atuar na linha de frente, mas a relação de privilégio causou suspeitas na população. “Não posso responder pela ordem que foi dada as vacinas (eu sou profissional da saúde e tive meu direito), agora, a ordem que foi dada entre os profissionais, eu não posso responder por isso. Então, falem qualquer coisa, menos que eu furei a fila por ser ‘herdeira’ e não tirem meu mérito”, se defendeu Isabelle nas redes sociais.
Leia também: Demora, corrupção e privilégios ameaçam a imunização brasileira
A magistrada Jaiza Fraxe, da 1ª Vara da Justiça Federal no Amazonas, entendeu o caso de maneira diferente. Através de um despacho, impediu que as irmãs – e os outros fura-filas de Manaus – tomassem a segunda dose do imunizante e ainda reforçou que o descumprimento da ordem causaria prisão em flagrante.
Segundo a juíza, “em razão da falta de explicação para os casos de pessoas que tomaram indevidamente a vacina, ficam todos proibidos de tomar a segunda dose, podendo ficar sujeitos à prisão em flagrante delito em caso de insistirem no ilícito”.
– Promotores de SP querem ‘furar fila’ de prioridade na vacinação contra a covid-19
Uma consulta dos jornalistas do Estado de Minas ao site Imuniza Manaus, uma base de dados unificada sobre a situação da pandemia na capital amazonense, mostrou que as irmãs estão com sua imunização completa, isto é, elas receberam a segunda dose da CoronaVac.
A decisão de Fraxe ainda inclui mais quatro nomes: dois secretários da prefeitura e um casal de empresários. Nenhum deles tomou a segunda dose de acordo com a base do Imuniza Manaus. A Secretaria Municipal de Saúde da capital não se pronunciou sobre o caso até o momento.
Publicidade
O hábito de comer carne de cachorro em alguns países asiáticos causa polêmica. Você leu aqui no Hypeness a...
A escritora Jéssica Macedo foi criticada nas redes sociais pelo lançamento do livro 'A Escrava e a Fera', que conta...
A mestra em direito Gabriela Prioli foi convidada pela Brahma para ser a musa do Camarote Nº1 na Marquês de Sapucaí,...
As redes sociais foram tomadas pela campanha #EleNão, que reúne pessoas contrárias ao presidenciável Jair Bolsonaro...
Damares Alves ataca novamente. Depois de dizer que menino veste azul e menina rosa, a ministra da Mulher, Família e...
Pela oitava vez desde sua criação em 1901, o Prêmio Nobel de Literatura não será entregue. Mas, neste ano a...
Jeff Bezos se tornou, literalmente, o homem mais rico do mundo depois de fundar a Amazon. Neste ano, ele decidiu fazer...
A crítica de Maria Gadú a um post de Túlio Gadêlha com Fátima Bernardes e algumas vacas ao fundo, deixou algumas...
Em 5 de fevereiro de 1958 um caça F-86 da Força Aérea dos EUA se chocou com um B-47, avião bombardeiro fabricado...