Criatividade

LEGO anuncia versão de encaixar da ‘Noite Estrelada’, de Van Gogh

Vitor Paiva - 26/02/2021 | Atualizada em - 05/03/2021

Para quem sempre sonhou em levar a “Noite Estrelada”, emblemática pintura do artista holandês Vincent Van Gogh, para sua casa, a LEGO encontrou a solução mais fácil e viável: uma versão do quadro de encaixar. No lugar, portanto, das pinceladas, entram em cenas as icônicas peças de plástico, formando a mais famosa obra de Van Gogh. A Noite Estrelada da LEGO se monta com 1.552 peças formando o quadro em três dimensões, e traz também um boneco do próprio pintor com seu pincel, cavalete, paleta e a própria pintura,

"Noite Estrelada", de Van Gogh, em versão para LEGO

Museu Van Gogh disponibiliza mais de 1000 obras em alta resolução para download

Curiosamente o novo produto anunciado pela empresa dinamarquesa de brinquedos foi criado não por um designer da empresa, mas sim através da LEGO Ideas, uma plataforma na qual fãs e entusiastas das peças de encaixar podem subir sugestões e desenvolvimentos como sugestão para possíveis futuros desenvolvimentos. A recriação da obra-prima de Van Gogh foi sugestão de Truman Cheng, um dos criadores da plataforma, que assina pelo nome de usuário “legotruman” – o projeto de Cheng recebeu nada menos que 10 mil votos para ser tornado em um lançamento real.

Boneco do Van Gogh na versão para LEGO

Boneco do Van Gogh na versão para LEGO

"Noite Estrelada", de Van Gogh, em versão para LEGO

Para que filho autista se localize, pais pintam casa como a ‘Noite Estrelada’ de Van Gogh

É como se cada peça de plástico fosse uma pincelada diferente, para reproduzir o efeito impressionista do estilo do pintor. A aprovação foi confirmada pela empresa, mas nem o preço nem a data de lançamento foi anunciada. “Noite estrelada” é um quadro pintado por Van Gogh em junho de 1889 para se tornar uma das mais emblemáticas e reconhecíveis pinturas de todos os tempos, e faz parte da coleção permanente do MoMA, museu de arte moderna de Nova York.

"Noite Estrelada", de Van Gogh, na parede do MoMA, em Nova York

O quadro original na parede do MoMA, em Nova York

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
Você sabia que a LEGO começou por causa de um incêndio?