Ciência

Marte: Perseverance faz primeiras imagens após viajar 480 milhões de km até planeta vermelho

Redação Hypeness - 19/02/2021

Marte tem visita. O maior robô já enviado para o espaço, no caso, pela NASA, pousou nesta quinta-feira (18) no planeta vermelho. Só que a missão não foi concluída sem emoção. Cientistas da agência espacial norte-americana prenderam a respiração durante sete minutos.

Sete minutos foi o tempo que Perseverance (presevenrança, em tradução livre) permaneceu sem contato com a Terra antes de pousar no planeta eternizado na voz de David Bowie

Image result for david bowie mars gif

O voo cego, na verdade, foi apenas para os que acompanhavam a chegada de Perseverance em Marte da Terra. A nave não sentiu nada, já que o roboô usou suas câmeras para ajustar o percurso e cuidou do pouso sozinho para chegar ao solo com segurança. 

A missão histórica da NASA em Marte contou com um dedinho do Brasil. Ivair Gontijo, veterano da agência espacial dos EUA, participou do desenvolvimento da nave que viajou mais quase 500 milhões de quilômetros até o planeta vermelho

Perseverance faz registros históricos de Marte

Vida em Marte?

Perseverance foi lançada em julho de 2020 e custou mais de R$ 6 bilhões de reais. Trata-se do laboratório mais avançado já enviado ao espaço. A nave tem companhia, um mini-helicóptero de 80 milhões de dólares, que será a primeira aeronave a voar em outro planeta. 

Juntos, eles têm a missão de percorrer a cratera de Jezero por dois anos em busca de vestígios microbiológicos de vida no passado, já que os cientistas acreditam na existência de um lago no lugar de uma cratera em Marte. Perseverence também pesquisará sobre o futuro. O robô está preparado para fazer um experimento que visa reproduzir oxigênio a partir de dióxido de carbono. 

Perseverance faz parte de missão histórica da Nasa em Marte

Confira o vídeo do pouso de Perseverance em Marte: 

Publicidade

Fotos: Perseverance/NASA


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.