A médica, identificada como Silvia Haber Duellberg, estava de plantão e supostamente se recusou a atender Chiarella Aurora, idosa de 96 anos, que não se sentia bem e estava com dificuldades para andar. Neto e acompanhante da senhora no hospital, Anderson Basílio Ferraz, 41, filmou os acontecimentos após desconfiar do atraso da profissional.
O neto disse ao UOL que sua avó foi levada ao pronto-socorro da unidade de ambulância, apresentando sintomas de infecção urinária e desidratação. Anderson afirma que chegou ao local às 12h30 e foi comunicado por pessoas na sala de espera sobre a ausência da médica, que teria saído para almoçar às 11h30 e só retornado por volta das 13h30.
“Perguntei se ela conhecia o Estatuto do Idoso e ela disse ‘não’, que ‘aqui não existe isso, ela vai ser a última das últimas da fila'”, contou o neto. Quando notou o comportamento da médica, Anderson ligou a câmera do celular para registrar os momentos e acabou gravando também uma agressão por parte da médica contra outra acompanhante de paciente na sala de espera do hospital.
Isabela Saturnino dos Santos, 33, estava como a mãe, que realiza um tratamento contra câncer no hospital e passaria pela triagem no pronto-socorro. Ao ver como a médica se dirirgiu a avó de Ferraz, Isabela foi até a porta do consultório e ficou parada, como forma de protesto, além de questionar sobre a ausência do uso da máscara por parte da profissional de saúde, que se levantou e começou a agredir a mulher.
Ao UOL, a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo disse repudiar condutas desrespeitosas dos profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) e, diante das denúncias, determinou ao Hospital Heliópolis o afastamento imediato da médica envolvida no caso.
O SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) também se manifestou, confirmando em nota que o caso foi registrado pelo 95º Distrito Policial e encaminhado para investigação da 2ª Delegacia do Idoso por desrespeito ao Estatuto do Idoso (Art. 97 – Lei nº 10.741).
Já o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) está apurando a situação, uma vez que Duellberg possui registro profissional licenciado pela instituição.
Assista ao vídeo da agressão publicado pelo Metrópoles:
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.